Esta quinta-feira, o Sporting de Braga fez história ao eliminar o Liverpool depois do empate a zero em Inglaterra (1-0 no total da eliminatória), em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa.

A formação orientada por Domingos Paciência junta-se assim ao Benfica e ao FC Porto na passagem aos quartos de final da prova, cujo sorteio está marcado para hoje a partir das 12 horas.

O Sporting de Braga bem pode orgulhar-se do percurso europeu realizado esta época, que iniciou em Agosto ao eliminar o Celtic de Glasgow na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e o Sevilha, no mesmo mês, no Play-off que deu acesso a um lugar na fase de grupos da prova milionária. O trajecto minhoto ficou apenas manchado com a goleada por 6-0 infligida pelo Arsenal.

Nas primeiras quatro edições desta década na Liga Europa, o Sporting de Braga não marcou presença. Em 2004/2005 e 2005/2006 não foi além da primeira eliminatória e só em 2006/2007 é que alcançou os oitavos de final da Liga Europa, tendo sido eliminado pelos ingleses do Tottenham, perdendo as duas mãos por 3-2.

No ano seguinte, 2007/2008, os minhotos ficaram-se pelos 16 avos de final, tendo sido “corridos” pelos alemães do Werder Bremen (5-0 no total da eliminatória).

Em 2008/2009, os arsenalistas repetiram a proeza e chegaram aos oitavos mas foram eliminados pelo PSG, que, esta noite, foi afastado pelo Benfica.

Na época passada, e muito por culpa da transição entre Jorge Jesus e Domingos Paciência na cadeira de treinador, o Sporting de Braga não foi além da terceira eliminatória da prova.

Paciência continua a fazer história ao serviço do Sporting de Braga e, esta noite, em Anfield Road, o sonho continuou a ser europeu, porque por cá, na I Liga, as coisas estão mais cinzentas.