O russo Serguei Ovchinikov, antigo guarda-redes do Benfica e do FC Porto, considerou hoje que o Spartak de Moscovo só conseguirá ultrapassar os “dragões” nos quartos de final da Liga Europa de futebol se jogar ao ataque.

«Posso recomendar ao Spartak que não renuncie à sua filosofia futebolística. Joga sempre um futebol ofensivo. O CSKA realizou com o FC Porto jogos iguais, pelo menos quanto às oportunidades de marcar. Se o Spartak se fechar na defesa, os portugueses irão esmagá-lo», declarou Ovtchinikov num entrevista à rádio Maiak.

«Se assim for, o FC Porto vencerá certamente. Trata-se de uma equipa muito racional, é o estilo dela», sublinhou.

O antigo guarda-redes russo recorda o tempo em que defendeu a baliza do FC Porto, frisando que aí incutiam constantemente a ideia de vitória: «atrás está o empate e à frente está marcar um ou dois golos com qualquer adversário».

«Além disso, o FC Porto nunca perde em casa», acrescenta ele.

Segundo Ovchinikov, «se o Spartak mostrar um bom jogo atacante, se Alex e Wellinton estiverem no seu melhor, os ‘vermelhos e brancos’ terão possibilidade de ultrapassar o FC Porto. Tanto mais que o segundo jogo se realizará em Moscovo».

A primeira mão realiza-se no Porto, a 7 de Abril, e a segunda em Moscovo, a 14. A fim de ter mais um dia de preparação, o Spartak e o Kuban anteciparam para 2 de Abril o jogo do campeonato russo.

O Spartak nunca defrontou o FC Porto em competições europeias, mas tem um saldo positivo em jogos com equipas portuguesas: na época de 1971/72, empatou em casa perdeu em Setúbal para a Taça da UEFA, mas em 2000/01 derrotou o Sporting duas vezes na fase de grupos da Liga dos Campeões, antes de ceder um empate em casa e voltar a bater os “leões” em Alvalade na edição de 2006/07.