Benfica, FC Porto e Sporting de Braga retomam hoje os percursos rumo à final da Liga Europa de futebol, com recepções aos holandeses do PSV Eindhoven e aos russos do Spartak Moscovo e uma visita aos ucranianos do Dínamo Kiev.

Em feito inédito desde a temporada de 1993/94, o trio português, cujas partidas começam às 20h05 (horas em Lisboa), tenta nesta primeira mão dos quartos de final acalentar o sonho de garantir a presença nas “meias”, fase na qual Benfica e Braga se poderão cruzar, enquanto os espanhóis do Villarreal ou os holandeses do Twente serão os adversários seguintes dos “dragões” em caso de sucesso.

Num Estádio da Luz ainda em choque pelos incidentes de domingo, selando a conquista do 25.º título nacional pelo FC Porto, os “encarnados” reeditam a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1987/88, em Estugarda, quando perderam para o PSV no desempate por grandes penalidades (6-5), após empate sem golos, registando-se uma vitória para cada lado e dois empates nos restantes jogos entre si.

No Estádio do Dragão vai ainda viver-se clima de euforia pelo êxito de domingo, em Lisboa, quando o FC Porto tentar manter a invencibilidade diante de equipas da Rússia, depois de ter eliminado o CSKA Moscovo na eliminatória anterior.

Os dois emblemas nunca se defrontaram anteriormente, mas os “azuis e brancos” têm um registo de quatro triunfos e dois empates, sempre face ao CSKA da capital russa, enquanto o Spartak Moscovo contabiliza três vitórias, dois empates e uma derrota diante de outros adversários lusos.

Na capital da Ucrânia, o Sporting de Braga vai começar a tentar impedir o Dínamo Kiev de repetir a presença nas meias-finais da Liga Europa de 2008/09, num embate também inédito em competições continentais.

A única vez que os “arsenalistas” se bateram com um conjunto ucraniano foi na fase de grupos da Liga dos Campeões, esta temporada, saindo derrotados pelo Shakhtar Donetsk, tanto na “Pedreira” bracarense como na visita à Ucrânia.