O Philips Stadium vai lotar esta noite para assistir a uma reedição da final da Liga dos Campeões de 1987/1988. PSV e SL Benfica reencontram-se 23 anos depois para disputar um acesso às meias-finais da Liga Europa, com os encarnados a terem uma vantagem da primeira mão de 4-1.

O PSV precisa de marcar três golos para concretizar uma reviravolta, e o SL Benfica precisa de manter essa margem de três tentos se quiser alcançar as meias-finais, algo que já não acontece em provas europeias desde 1994.

A equipa holandesa precisa de marcar golos e é quase certo que o técnico holandês, Fred Rutten, aposte numa dupla de pontas de lança para atacar a baliza de Roberto.

Para Jorge Jesus, o PSV vai apresentar-se mais dominador e agressivo no corredor central a jogar em sua casa: «Normalmente é uma equipa que no seu estádio, ofensivamente, é muito forte e portanto nós estamos cientes e conscientes que durante o jogo de amanhã vai haver períodos em que vamos ter de saber sofrer e vamos ter de saber defender bem. Acredito que eles vão entrar com uma dupla de pontas de lança e que no corredor central vai ser uma equipa muito mais agressiva.»

O treinador português assume que o SL Benfica vai ter de sofrer nalguns momentos do jogo e revela algumas cautelas quanto ao posicionamento dos jogadores: «Vai ser um Benfica com algumas cautelas posicionais, não mudando a sua ideia e o seu sistema de jogo. Basta nós modificarmos os posicionamentos de alguns jogadores para podemos ter um posicionamento mais defensivo mas nunca deixando de pensar naquilo onde o Benfica é forte, que é na sua qualidade ofensiva, na sua criatividade ofensiva e amanhã vamos fazê-lo contra o PSV como fizemos contra o Estugarda ou contra o PSG.»

Nas bancadas do Philips Stadium vão estar cerca de 1500 adeptos portugueses a apoiar o SL Benfica naquele que será também o 100º jogo dos encarnados na Taça UEFA, agora designada Liga Europa. Outra curiosidade vai para o facto do SL Benfica procurar o centésimo golo esta época.

O PSV não perde em casa para as competições europeias há 11 jogos enquanto o SL Benfica já não perde para a Liga Europa há cinco jogos consecutivos, tendo um saldo positivo frente ao PSV de 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota.

O encontro da segunda-mão dos quartos de final da Liga Europa entre PSV e SL Benfica disputa-se às 20h05 no Philips Stadium.