João Tomás está actualmente no Rio Ave, mas foi na Luz, entre 1999 e 2001 que começou a dar nas vistas. Na época 2005/06 rumou a Braga, depois de ter passado pelo Bétis de Sevilha. Como ex-jogador das duas equipas que esta quinta-feira se defrontam para conseguir um lugar na final da Liga Europa, o SAPO Desporto falou com ele. João espera que, acima de tudo, «seja um bom espectáculo». Mas não esconde o desejo de ver uma delas em Dublin.

«Espero que seja o Sp.Braga a ganhar, seria um momento histórico para o clube e para a cidade. Estou a torcer para que o Sp.Braga faça uma gracinha…», confessou, acrescentando: «Estamos perante duas boas equipas, perante uma eliminatória em que a primeira mão foi extremamente disputada e por isso o resultado está em aberto».

Para o avançado, o resultado obtido na Luz, na semana passada, é «perigoso para as duas equipas», mesmo que o Benfica não se dê bem na Pedreira nos últimos anos.

 «Tendo em conta que o Sporting de Braga pode fazer golo e passar para a frente, mas se o Benfica marcar obriga o Sporting de Braga a marcar dois para empatar, o 2-1 é imprevisível», frisou.

Em momentos decisivos esta época, os encarnados têm claudicado, se bem que o adversário acabou por ser sempre o mesmo: FC Porto. A pressão que possam vir a sentir para esta quinta-feira à noite poderá ser só nesse sentido, acredita João Tomás.

«[O Benfica] tem jogadores experientes, rotinados em alta pressão. Não acredito que cause transtorno. Talvez paire o factor de este ano Benfica sempre que foi preciso em momentos críticos salvar alguma coisa não o conseguiu fazer, na meia-final com o FC Porto e todos nos lembramos do jogo em que foi campeão na Luz. A haver pressão será nesse sentido… Este é o terceiro momento em que não pode falhar. Amanhã veremos», frisou.

Quanto à final, não tem dúvidas que será 100 por cento portuguesa.

«Acredito que o Villas-Boas queira manter o alerta, talvez também o fizesse. Friamente pensado, não acredito que seja possível [a reviravolta do Villarreal]. No seu interior, acredito que ele [André Villas-Boas] sinta que é impossível», disse.

Sporting de Braga-Benfica e Villarreal-FC Porto são os jogos das meias-finais da Liga Europa, que se disputam esta quinta-feira, às 20h05.