O Sporting Braga alcançou a fase de grupos da Liga dos Campeões 2010/2011 ao eliminar o Celtic Glasgow na 3.ª Pré-eliminatória (3-0 e 1-2), e o Sevilha no play-off (1-0 e 3-4).

O conjunto de Domingos Paciência ficou inserido no Grupo H onde defrontou Arsenal, Shakhtar Donetsk e Partizan. Ao fim de seis jornadas, os minhotos conquistaram 9 pontos, com 3 vitórias e 3 derrotas.

O terceiro lugar no Grupo H garantiu uma presença na Liga Europa aos minhotos, com o estatuto de cabeças de série. Para chegar às meias-finais da Liga Europa o Sporting Braga teve de eliminar o Lech Poznań, Liverpool e Dínamo de Kiev.

No jogo da primeira mão das meias-finais da Liga Europa o Sporting Braga foi ao Estádio da Luz perder por 2-1.

O SL Benfica disputou a fase de grupos da Liga dos Campeões 2010/2011 com entrada directa após a conquista do campeonato nacional 2009/2010.

Inseridos no Grupo B, a equipa orientada por Jorge Jesus teve uma prestação discreta na Liga dos Campeões 2010/2011 com apenas duas vitórias e quatro derrotas. A derrota por 3-0 com o Hapoel Tel Aviv e o desaire caseiro com o Schalke 04 por 2-1empurram os encarnados para o terceiro lugar do Grupo B com apenas 6 pontos.

Na caminhada até às meias-finais da Liga Europa, o SL Benfica precisou de eliminar clubes como Estugarda, PSG e PSV.

 vantagem de 2-1 sobre o Sporting Braga não é de todo confortável para o Benfica, pois nos quartos de final da Liga Europa da época passada venceu em casa o Liverpool pelo mesmo resultado e acabaria por ser derrotado em Anfield Road por 4-1.

Esta noite, uma das equipas portuguesas termina o sonho europeu.