O avançado colombiano Radamel Falcao prosseguiu hoje a sua época de lenda nas taças europeias de futebol, ao somar em Villarreal (2-3) o seu 17.º golo na edição 2010/2011 da Liga Europa.

Falcao, que havia conseguido um “poker” na primeira “mão” das meias-finais, na goleada caseira por 5-1, passou a somar 21 golos europeus, pois já havia somado quatro tentos na anterior edição da Liga dos Campeões.

Com 21 tentos em “míseros” 23 jogos, o internacional colombiano reforçou o nono lugar da história lusa na Europa, colocando-se a apenas um do lendário Fernando Gomes, que segue no oitavo posto, com 22 tentos, 17 ao serviço do FC Porto e cinco do Sporting. Muito longe está o primeiro lugar, do “rei” Eusébio, com os seus inatingíveis 57 tentos.

Falcao também já é, desde o jogo do Dragão, o melhor marcador do FC Porto nas taças europeias, tendo deixando para trás dois “mitos” da história do clube “azul e branco”: o brasileiro Jardel (19 golos) e Gomes (17).

O colombiano também já havia batido o recorde individual luso numa só época, na posse da “águia” José Águas (1960/61), do “leão” Mascarenhas (63/64) e do “dragão” Derlei (2002/2003), todos com 11 tentos nas respetivas temporadas.

Mas, Falcao, que marcou um dos golos no “play-off” (não é contabilizado pela UEFA), fez melhor que isso, pois superou mesmo o recorde europeu, na posse do alemão Jürgen Klinsmann, autor de 15 golos na edição 1995/96 da Taça UEFA, ao serviço do Bayern Munique, seis deles ao Benfica.

Em termos colectivos, Portugal já havia “esmagado” há muito o seu anterior recorde de golos numa só temporada: neste momento, e em vésperas de uma final entre FC Porto e Sporting de Braga, conta 125... mais 50 do que a época passada.