Em 2003, com José Mourinho no comando técnico, o FC Porto viveu uma noite de sonho ao bater a Lazio (4-1 no total da eliminatória), levando a formação portuense até à grande final de Sevilha.

A 21 de Maio, depois de um duro duelo com os escoceses do Celtic de Glasgow, e onde apenas se encontrou o vencedor após prolongamento, o FC Porto conquistou a sua primeira Taça UEFA.

Oito anos passaram e até a competição mudou de nome. Agora é Liga Europa e a edição 2010/2011 poderá ter uma final 100 por cento portuguesa.

O FC Porto parte para este embate com os espanhóis do Villarreal com uma vantagem (muito) confortável depois de ter vencido por 5-1 no Estádio do Dragão na primeira parte do duelo das meias-finais. Para “morrer na praia” e não chegar à final em Dublin, o FC Porto terá de sofrer quatro golos sem resposta.

Na outra meia-final, em Portugal, mais propriamente na capital do Minho, Braga e Benfica tentarão, também esta noite a partir das 20h05, apanhar o segundo bilhete para a capital irlandesa, mas este duelo tem um desfecho mais difícil de adivinhar.

Se o Sporting de Braga lá chegar será uma estreia para os minhotos e para o Benfica, tal como para o rival azul e branco, será a segunda vez (mas não venceram) que atinge uma grande final na Liga Europa.

Às 20h05 todas as dúvidas se dissiparão, mas uma coisa é certa até ao momento, esta Liga Europa ficará marcada pelo carimbo luso.