O FC Porto confirmou a passagem à final da Liga Europa mesmo tendo perdido 3-2 com o Villarreal. No entanto, a eliminatória ficou 7-4, favorável aos portistas. Sporting de Braga será o adversário dos azuis e brancos em Dublin a 18 de Maio.

Depois de José Mourinho ter levado, em 2003, o FC Porto até uma final da segunda prova de clubes da UEFA, esta quinta-feira foi a vez de André Villas-Boas repetir a proeza em Villarreal.

A forma como este "Submarino Amarelo" entrou em campo ainda fez acreditar que era possível a famosa “remontada espanhola”. O Villarreal fez uma primeira parte extraordinária e foi por isso que conseguiu ser a primeira equipa a marcar, conseguindo encostar a equipa portuguesa, com um ataque fulminante, de tal forma que sufocou os jogadores do FC Porto. Algo raro nesta época para os portistas.

O primeiro golo da equipa da casa nasceu de uma boa jogada pela esquerda com Marco Ruben a cruzar para a área portista onde apareceu Cani a finalizar. Os jogadores do FC Porto pediram fora de jogo à equipa de arbitragem.

 Perto do intervalo, Hulk rematou em direcção à baliza e a bola sofreu um desvio num jogador do Villareal, enganando Diego López. Os Dragões fizeram desta forma o empate, silenciando o “Infierno Amarillo”.

Na segunda parte, a formação espanhola voltou a entrar determinada mas o FC Porto deu-lhe as voltas e Falcao (quem mais?) colocou a equipa azul e branca em vantagem pela primeira vez. Um golo que calou os adeptos no “El Madrigal”, que até ao momento tinham puxado pela equipa de forma efusiva.

Mas os espanhóis não desistiram e fizeram a tão famosa “remontada”, com os golos de Capdevila e o goleador Rossi.

Nota ainda para Cristian Rodríguez e Fernando que saíram lesionados deste encontro da segunda mão das meias-finais da Liga Europa

O FC Porto, que partiu para este encontro com uma vantagem (muito) confortável (5-1), irá defrontar-se com o Sporting de Braga, que venceu o Benfica por 1-0, em Dublin a 18 de Maio.