Braga e Benfica partilham esta quinta-feira a ambição de fazer história e marcar presença na final da Liga Europa. Todavia, há mais estórias a ligar a história entre arsenalistas e encarnados.

Ao comando do Benfica, Jorge Jesus procura hoje levar o clube da Luz à sua primeira final europeia nos últimos 20 anos, depois de ter conduzido o Braga em 2008/09 à vitória na Taça Intertoto. O técnico, de 56 anos, assinou então uma grande temporada na Cidade dos Arcebispos, feito que lhe valeu o passaporte para o Benfica.

Além do técnico, a passagem pelo Minho estende-se ao relvado, onde dois jogadores já envergaram a camisola dos arsenalistas: Luís Filipe e César Peixoto. O lateral direito passou pelos minhotos entre 2000 e 2001, voltando ao clube entre 2005 e 2007, ano em que acabaria por rumar à Luz. Já o esquerdino acompanhou Jorge Jesus na mudança para a Luz, em 2009, depois de duas épocas de bom nível na ‘Pedreira’.

Em sentido inverso também o Braga já deu provas de saber ‘pescar’ no Benfica. O jovem lateral Sílvio é uma das revelações da temporada, tendo mesmo já chegado à selecção nacional. O Rio Ave foi a sua última paragem antes dos arsenalistas, mas o seu curriculum revela uma formação feita no Benfica, que, porém, não chegou a concretizar-se na equipa sénior.

Da juventude de Sílvio à veterania de Quim é um curto passo no grupo arsenalista. Uma grave lesão roubou ao experiente guarda-redes, de 35 anos, a época de regresso ao clube onde despontou para o futebol. Pelo caminho ficaram seis anos ao serviço do Benfica, onde conquistou dois títulos de campeão nacional.

O passado dos dois clubes conta ainda com mais nomes conhecidos a vestir as duas camisolas, como Tiago, Ricardo Rocha, João Pereira, João Tomás ou João Pinto, entre outros.

Os caminhos cruzados de Braga e Benfica têm hoje a cidade minhota como a última encruzilhada antes da ansiada final de Dublin, a 18 de Maio.