O FC Porto e o Sporting de Braga disputam em Dublin a quarta final entre ambos, depois de três sucessos “azuis e brancos”, sendo que o primeiro cumpre quarta-feira precisamente 34 anos.

A 18 de maio de 1977, numa final da Taça de Portugal disputada no Estádio das Antas, a antiga casa portista, os “anfitriões” ganharam por 1-0, graças a um golo do “bi-Bota de Ouro” Fernando Gomes.

Aos 52 minutos, o avançado internacional luso marcou de cabeça, correspondendo da melhor forma a um cruzamento de Duda, selando o único sucesso caseiro dos portistas na segunda prova do calendário luso.

Foi a primeira final da Taça entre as duas equipas, que se voltaram a encontrar 21 anos depois, agora no Estádio Nacional, em Lisboa.

O cenário mudou, mas os portistas voltaram a vencer, agora por 3-1, com tentos brasileiros de Aloísio (16 minutos), Jardel (24) e Artur (90). Sílvio apontou o golo de honra dos bracarenses, aos 48.

Ao baterem os “arsenalistas” no Jamor, os portistas conseguiram a “dobradinha”, pelo, na época seguinte, as duas equipas voltaram a encontrar-se, agora para discutir a Supertaça Cândido de Oliveira.

Nas Antas, o FC Porto ganhou por 1-0, graças a um tento do esloveno Zahovic, aos 48 minutos, e, no Estádio 1.º de Maio, Capucho adiantou os portistas, aos 69, para, aos 80, Formoso apontar o insuficiente golo da igualdade.

Desta forma, os “dragões” têm o pleno de troféus em finais disputadas com o Sporting de Braga, em vésperas de um histórico confronto luso na final da segunda edição da Liga Europa, marcado para quarta-feira, em Dublin.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.