O espanhol Carlos Velasco Carballo vai estrear-se quarta-feira a arbitrar jogos de equipas portuguesas na final da Liga Europa de futebol, que vai ser disputada por FC Porto e Sporting de Braga, em Dublin.

Nos 22 jogos das competições europeias que já dirigiu, o madrileno, de 40 anos, nunca se cruzou com equipas lusas e detém, no seu palmarés, como nota de maior destaque a nomeação para a primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões, entre Schalke 04 e Manchester United, que os ingleses venceram por 2-0.

Além deste encontro, Velasco Carballo, que se estreou na Liga espanhola em 2004 e chegou a internacional em 2005, dirigiu outros cinco jogos da “Champions” e um da Liga Europa, que opôs o Utrecht ao Celtic.

Na fase de qualificação para o Euro2012, arbitrou os jogos da Itália e da Holanda nas deslocações vitoriosas à Estónia e à Hungria, respetivamente, depois de ter dirigido os jogos particulares entre Noruega e França e Suécia e Alemanha.

Em 2009/2010, o madrileno apitou seis jogos da Liga Europa e um jogo da Liga dos Campeões, enquanto na época anterior apitou apenas um na “Champions”.

Na final de Dublin, Velasco Carballo vai ser auxiliado pelos também espanhóis Roberto Alonso Fernández e Jesús Calvo Guadamuro.

A UEFA nomeou ainda David Fernández Borbolán como quarto árbitro, Carlos Clos Gómez e Antonio Rubinos Pérez para árbitros auxiliares adicionais e Juan Carlos Yuste Jiménez como árbitro auxiliar de reserva, completa a equipa de arbitragem totalmente espanhola.

A final da Liga Europa 2010/11 vai ser jogada na quarta-feira, a partir das 19:45 (hora de Lisboa), na Arena de Dublin.