Helton faz amanhã 33 anos e os jornalistas não esqueceram a coincidência com a final da Liga Europa. O guarda-redes brasileiro reconheceu que ganhar a prova europeia frente ao Braga seria a melhor prenda de anos.

«É um sonho chegar a uma final como essa. É muito gratificante, é uma prenda de anos gratificante. Mas não é só para mim mas para todo o grupo que se tem empenhado para alcançar este feito.»

Helton relativizou o cansaço e número de jogos que o plantel azul e branco tem nas pernas, realçando que «a vontade acaba por suplantar a condição física».

O brasileiro que já leva 1260 minutos na Liga Europa quer que amanhã se gastem mais 90 e que no final a festa seja azul. E para esse final disse mesmo que até jogaria mais 1260.

Os últimos dias têm sido pródigos em notícias que dão conta da saída de Helton para o Brasil. Contudo, o jogador fez questão de explicar que ter saudades dos amigos e dos familiares é diferente de querer sair do Porto.

«Não ponho em causa a minha permanência no Porto. Tenho contrato com o Porto e estou bem e feliz. Quero permanecer.»

A curiosidade da imprensa, sobretudo estrangeira, andou muito à volta da ligação do passado de André Villas-Boas a José Mourinho, e Helton, depois de apelidar o actual treinador de «amigo», disse que os dois foram os melhores treinadores com quem já trabalhou.

O jogo da final portuguesa em Dublin, entre Porto e Braga, está marcado para as 19h45 e será arbitrado pelo espanhol Velasco Carballo.