Foi numa sala de conferência de imprensa quase cheia, na Arena de Dublin, que André Villas-Boas projectou o encontro 100 por cento luso, destacando o facto de ser o futebol português que sai a ganhar depois desta quarta-feira, dia da final em Dublin.

Desde o ínicio desta época europeia que os Dragões são apontados como grandes favoritos a vencerem a edição 2010/2011 da Liga Europa, mas Villas-Boas recusa-se a vestir essa camisola.

«O favoritismo não me interessa em absoluto, não serve de nada. O Sporting de Braga foi eliminando todos os favoritos e chega a esta final com mérito total. Será sem dúvida um desafio difícil, com duas identidades muito fortes», disse o treinador do FC Porto, esta terça-feira.

«Ser favorito não interessa a ninguém. Preferimos acreditar na nossa eficácia. O Braga vem de uma época alucinante com resultados fora do normal, isso mostra qualidade de Domingos e do seu plantel», acrescentou.

André Vilas-Boas, que se fez acompanhar na conferência de imprensa de Helton e João Moutinho, afirmou que as «identidades das duas equipas» levaram-nas até à final em Dublin.

«Penso que o FC Porto e o Sporting de Braga não mudarão as suas identidades para esta final, até porque foi esse talento que nos levou até aqui. Pode haver mudanças estratégicas e pontuais mas iremos encarar este desafio com a maior ambição porque é um troféu que sempre quisemos», referiu.

Os jornalistas estrangeiros, destacando-se brasileiros e ingleses, perguntaram ao técnico do futebol o porquê de uma final completamente portuguesa na Liga Europa. Villas-Boas limitou-se a responder com o «talento do nosso futebol».

«É um reflexo da qualidade do futebol português, com muita técnica por parte dos jogadores», atirou.

A final da aventura europeia para FC Porto e Sporting de Braga termina esta quarta-feira, com o apito inicial marcado para as 19h45.

(em actualização)