Em 2003, no ambiente quente de Sevilha, José Mourinho conquistava a primeira Taça UEFA (agora denominada Liga Europa) para o FC Porto ao bater o Celtic de Glasgow por 3-2. A 18 de Maio de 2011, André Villas-Boas volta a levar o troféu mais pesado da UEFA para a cidade do Porto ao vencer o compatriota Sporting de Braga por 1-0.

André Villas-Boas sucede então a José Mourinho, este que foi um dos seus mestres, e oferece mais um título para os Dragões.

Um ano em grande para o Dragão que, depois de ter conquistado a Supertaça, o campeonato português sem derrotas e reservado um lugar no Jamor na Final da Taça de Portugal, deixou, esta quarta-feira, a sua marca de fogo na Arena de Dublin, na Irlanda, demonstrando que pode enfrentar qualquer batalha proposta.

Foi necessário apenas um golo para levantar o tão ansiado troféu, cobiçado pelos Dragões desde o início de temporada, graças ao talento de dois colombianos: o assistente Guarín e o goleador Falcao.

No entanto, uma final europeia, mesmo tratando-se da segunda prova de clubes da UEFA, merecia um jogo melhor.

Quanto ao desafio, assistiu-se a uma primeira parte encarada com muita cautela por parte das duas equipas portuguesas que hoje fizeram história na primeira final de uma competição europeia completamente lusa.

O Sporting de Braga e o FC Porto passaram os primeiros minutos a estudarem-se mutuamente, com a equipa minhota, que jogava pela primeira vez uma final de uma competição europeia, a assumir uma postura mais defensiva, para depois apostar no contra-golpe. A equipa da cidade do Porto quis assumir o jogo mas sem encontrar espaço suficiente.

O único golo apontado teve a autoria do melhor marcador desta prova, o colombiano Falcao, que assim apontou o seu 17º golo. O médio Guarín fez um cruzamento longo para o coração da área bracarense e “El Tigre” cabeceou fora do alcance do guardião dos minhotos, fazendo mexer o marcador na Arena de Dublin.

A segunda parte começou com a melhor oportunidade para o Sporting de Braga, com Mossoró, completamente isolado perante Helton, a chutar rasteiro, mas o guardião brasileiro do FC Porto mostrou-se atento com uma grande defesa.

Até ao apito final, os cerca de 45 mil espectadores não assistiram a mais golos na Arena de Dublin, mas viram a equipa azul e branca erguer o troféu da Liga Europa, sucedendo aos espanhóis do Atlético de Madrid.

Sporting de Braga despede-se do seu percurso europeu pela porta gigante, depois de uma boa prestação na Liga dos Campeões e uma força notável de querer e acreditar nesta Liga Europa. Quem também diz adeus ao Sporting de Braga é o técnico Domingos Paciência, que está de malas feitas para Lisboa para vestir a camisola do Sporting.

Sporting de Braga segue para as merecidas férias enquanto o FC Porto enfrenta, no próximo domingo, a sua última batalha ante o Vitória de Guimarães na final da Taça de Portugal.