Dublin vai viver hoje uma noite histórica e entrar na história do futebol português: a capital irlandesa acolhe pela primeira vez uma grande final europeia e também pela primeira vez essa final será disputada entre dois emblemas nacionais, FC Porto e Braga.

As duas equipas nunca se encontraram nas competições europeias, mas é já vasto o seu historial nas competições nacionais, com clara vantagem para a equipa do Porto: dos 131 jogos já disputados, os dragões venceram por 92 vezes, contra apenas 17 do Braga.

De facto, esta é uma final a todos os títulos inédita: nunca o jogo decisivo havia sido disputado por dois clubes tão próximos geograficamente e a isto junta-se o facto de o Braga se estrear neste tipo de palcos, já que o máximo que a equipa minhota tinha conseguido atingir foram os oitavos-de-final desta prova nas edições de 2006/07 e 2008/09.

Dublin é igualmente uma estreia para os dois emblemas, e uma cidade que poderá marcar a até agora brilhante carreira dos dois técnicos que orientam FC Porto e Braga: Villas-Boas poderá tornar-se o mais jovem treinador de sempre a conquistar um troféu europeu de clubes, ao passo que Domingos poderá ficar na história como o primeiro técnico a derrotar uma equipa cuja camisola vestiu como jogador numa final da Taça UEFA.

Na hora de abordar a partida desta noite, André Villas-Boas rejeitou qualquer favoritismo, mas deixou claro que a identidade do Porto leva a que a equipa só pense em ganhar.

«O favoritismo não me interessa em absoluto, não serve de nada. O Sporting de Braga foi eliminando todos os favoritos e chega a esta final com mérito total. Será sem dúvida um desafio difícil, com duas identidades muito fortes», disse o técnico azul e branco.

Já Domingos, que poderá estar em fim de ciclo em Braga, assumiu que a possibilidade de levar para a cidade dos arcebispos a Taça lhe tem tirado horas de sono nos últimos dias. 

«De há uns dias para cá que não durmo muito bem só de pensar como é que é possível isto estar a acontecer e a pensar no momento que possa viver. Isso leva-me a dormir menos neste momento», afirmou o líder dos “guerreiros”.

Braga e FC Porto entram em campo quando forem 19h45, num jogo que será arbitrado pelo espanhol Carlos Velasco Carballo.