Na antena da TSF relata, grita os golos e recentemente juntou ao reportório, canções, que em directo surpreendem o ouvinte.  À Lusa, João Ricardo Pateiro fez o relato da final da Liga Europa de futebol, antes do jogo ter começado.

O FC Porto está no ataque: «Atenção, Hulk dá toque curto para Falcão e golo. Radamel Garcia Falcao. Gooooooooooolo é do Porto», exclama alto, em plena rua de Dublin, repleta de adeptos portistas.

A atenção está captada, mas o melhor está para vir. Falcao tem direito a música: «Jogou, fintou e marcou de cabeça, Falcao não há quem te não conheça. És um goleador fazes com que o Porto mais cresça”. O exercício é difícil de fazer, mas agora que leu esta frase pense na música de Dina “Amor de Água Fresca” e comece a cantarolar: “Peguei, trinquei, meti-te na cesta…”».

É desta forma, que João Ricardo Pateiro reinventou a arte de relatar.

«O relato tem muito de entretenimento e também tem de jornalismo, mas por vezes até há mais de entretenimento. Não podemos ver o relato de futebol como qualquer outro trabalho jornalístico. As músicas e a maneira de gritar os golos dão a espectacularidade que eu penso que o relato tem de ter e, por isso, eu gosto de adaptar músicas para os jogadores e também spots publicitários», explicou.

A moda pegou e agora tem 12 músicas para jogadores diferentes. Os outros que não fiquem tristes, pois há uma canção neutra, em versão de Roberto Carlos, para marcadores sazonais.

«Eu tenho nesta altura musica para 12 jogadores e é claro que não terei para todos, por isso, criei uma música neutra. Imagina um golo do Sapunaru ou do Miguel Garcia, dois laterais direitos: “Quando ele chuta dali e vive esse momento lindo, olhando para vocês o Sapunaru está sorrindo”».

As versões do “rei” da música brasileira não terminam aqui. O jogador do Benfica Óscar Tacuara Cardoso é o sortudo. Na zona de Temple Bar, em Dublin, João Ricardo arrisca, rodeado de adeptos azuis e branco.

«Todo o craque que sabe o que quer, Tacuara nem te que correr, o melhor é chutar já daqui, de pé esquerdo, directo à baliza na justa medida. Taquara nem tem de correr, Tacuara põe o Benfica a vencer», e mais não cantou, pois os “azuis” olhares à volta exigiam bom senso.

O jornalista da TSF tem talento, mas divide os méritos da ideia com o seu colega de redacção.

«Eu nunca pensei que a aceitação por parte das pessoas fosse tão grande. A ideia foi do meu colega da TSF João Paulo Menezes porque ele sabe que eu gosto de cantar com os amigos e lançou o repto. A primeira vez que cantei foi para o Falcao, num jogo contra o Spartak de Moscovo e a receptividade das pessoas foi tão grande que tive de fazer para outros e outros, tornando-se numa bola de neve», afirmou.

Voltamos ao jogo. Atenção ao relvado virtual: «Golo do Braga. Lima, Lima de pontapé de bicicleta. Lima-limão, lima-laranja são dois golos à sua escolha. Lima laranja o golo fino, lima limão o golo golão». Desta vez a inspiração não é a música, mas sim um antigo anúncio publicitário das canetas “Bic”.

O jogo está intenso, mas ao que parece vamos ter uma interrupção: «Agora vamos para o segundo golo, mas aí vão ouvi-lo na antena de TSF», terminou.

Quanto à final dentro das quatro linhas da Liga Europa, a primeira entre duas equipas portuguesas, essa começa às 19h45 no Arena de Dublin.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.