No dicionário da língua portuguesa da Porto Editora, a palavra futebol significa um «jogo entre dois grupos de onze jogadores, em campo rectangular, geralmente relvado, em que cada grupo procura meter uma bola na baliza do adversário, sem lhe tocar com os membros superiores».

Contudo, principalmente esta época, muito do nosso futebol português se tem jogado fora de campo, com as direcções de clubes a estalarem as situações mais frágeis, o que leva a que haja mais violência dentro do desporto.

Seja nos momentos prévios a um jogo ou nas bancadas de um estádio a violência praticada impossibilita as pessoas que gostam de futebol de viver a festa do futebol.

18 de Maio de 2011 deveria ser uma data a registar por todos os portugueses, uma vez que não é todos os dias que se encontram duas equipas portuguesas numa final europeia, mesmo tratando-se da segunda prova de clubes da UEFA.

Na noite da véspera do encontro, os adeptos dos dois clubes que sobem esta noite ao relvado da Arena de Dublin não só conseguiram estar juntos como ainda partilharam as emoções e as expectativas do grande duelo luso.

A zona do convívio deu-se em Temple Bar, uma das zonas com maior animação nocturna e onde o álcool (recorde-se que a Irlanda é um dos países com maior taxa de consumo de álcool) é o melhor amigo da diversão.

Já esta quarta-feira, horas antes da demonstração da capacidade e expressão do futebol português pela Europa, adeptos das duas equipas realçam o bom ambiente que se faz sentir nas imediações do estádio, chegando mesmo a dizer que esta festa só é possível porque se trata de dois clubes com boas relações.

Por agora, e mesmo partilhando atenções com a visita da Rainha Isabel II à capital irlandesa, Dublin veste-se de vermelho, branco e azul para um jogo com pronúncia do norte.

A bola começa a rolar na Arena de Dublin a partir das 19h45.