O FC Porto sagrou-se esta quarta-feira o novo campeão da Liga Europa, sucedendo ao Atlético de Madrid na galeria de vencedores. No entanto, o Braga também saiu a ganhar mesmo sem levar o troféu para o Minho, uma vez que foi o clube português que somou mais receitas na Europa em 2010/11.

Com efeito, os arsenalistas arrecadaram um total de 15,5 milhões de euros, muito por culpa da passagem prévia pela Liga dos Campeões. Já os dragões, que estiveram na Liga Europa desde o primeiro momento, não foram além dos 6,3 milhões de euros de proveitos.

De facto, só a entrada para a fase de grupos da Liga dos Campeões que os arsenalistas protagonizaram em Agosto, depois de afastarem o Sevilha, rendeu-lhes mais do que o trajecto exemplar dos portistas na Liga Europa (7,2 milhões contra 6,3).

Todavia, é importante realçar que a estes valores ainda se têm de somar as receitas de bilheteira e transmissões televisivas. Tudo somado, o resultado é uma época desportiva de sonho a nível europeu para Portugal, tanto a nível financeiro, onde se ultrapassou os 33 milhões de euros, como em termos de ranking da UEFA.

Apesar de eliminado nas meias-finais da Liga Europa, o Benfica será sempre o segundo clube português com os cofres mais recheados esta temporada: 10,3 milhões (8,7 na Liga dos Campeões, mais 1,6 na Liga Europa).

Por sua vez, o Sporting, que foi afastado nos 16-avos-de-final da Liga Europa pelo Glasgow Rangers, encerrou a prestação na segunda prova europeia com um total de 1,7 milhões de euros, a verba mais “modesta” entre os quatro clubes que marcaram presença para na Liga Europa.