André Villas-Boas surpreendeu os jornalistas estrangeiros presentes na conferência de imprensa depois de conquistar a Liga Europa quando disse que queria ter uma carreira curta no futebol.

Estranhando a ideia, os jornalistas questionaram o que era curta e o treinador do Porto esclareceu:

«Mais dez anos. Ser treinador é muito stressante e como adoro desportos motorizados depois compro um carro e uma mota e vou divertir-me.»

Mais a sério, o treinador lamentou que a qualidade do futebol da final não tenha sido a melhor, embora tivesse frisado que as finais europeias são usualmente assim:

«O Porto provou hoje a qualidade do Braga e a qualidade da equipa e de Domingos. Pena que não foi um bom espectáculo, mas isso também não é novo em finais europeias. Aliás, este jogo não reflecte a qualidade das equipas e do futebol português.»

O técnico salientou que o segredo do Porto foi «reunir grande talento»,perspectivando em seguida a aventura na Liga dos Campeões:

«Na Liga dos Campeões tudo pode acontecer. Ganhar a Champions não é um objectivo atingível. É muito complicado e depende do sorteio, da sorte, e nem sempre a melhor equipa segue em frente. Só um percurso caprichoso poderá levar o Porto a outra final da Champions», disse em alusão à final de 2004 depois de o Porto também ter conquistado a Taça UEFA..

Na hora de dedicar esta conquista, André Villas-Boas voltou a surpreender depois de agradecer aos pais por terem acreditado no seu «pequenino talento»:

«Dedico esta vitória ao Pep Guardiola pela inspiração, ao José Mourinho, que acreditou no meu talento, e a Bobby Robson. Obrigado por este percurso maravilhoso que vivemos juntos.»