O Nacional vai ser, quinta-feira, a primeira das seis equipas lusas a entrar em acção nas taças europeias de futebol em 2011/2012, dois meses antes do FC Porto, já na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Como sexto classificado do último campeonato português, o conjunto insular entra na segunda pré-eliminatória da Liga Europa, com um duplo confronto com os islandeses do FH Hafnarfjordur, a 14 e 21 de julho.

Esta será apenas o primeiro de três adversários que o Nacional terá de bater para chegar à fase de grupos e repetir o feito inédito de 2009/2010, então após afastar sensacionalmente os russos do Zenit St. Petersburgo.

De regresso à Europa, três anos depois, o Vitória de Guimarães, quinto na Liga e finalista vencido da Taça de Portugal em 2010/2011, é o segundo clube nacional a entrar em acção na Liga Europa.

Os minhotos, que estiveram na fase de grupos da Taça UEFA em 2005/2006 e chegaram aos “quartos” da mesma prova em 1986/87, começam na terceira pré-eliminatória, com jogos marcados para 28 de julho e 04 de agosto.

Caso sigam em frente, Nacional e Vitória de Guimarães juntam-se no “play-off” (18 e 25 de agosto) a Sporting e Sporting de Braga, equipas que discutiram o terceiro lugar do último campeonato na 30.ª e última jornada.

Os “leões”, agora orientados pelo ex-técnico bracarense (Domingos Paciência), levaram a melhor, com um triunfo na “pedreira” por 1-0, mas, em termos práticos, isso de nada valeu, já que ambos entram na antecâmara da fase de grupos.

Em 2010/2011, na Liga Europa, o Sporting caiu nos 16 avos de final, face ao Glasgow Rangers (1-1 fora e 2-2 em casa), enquanto os “arsenalistas” - depois de uma presença inédita na fase de grupos da “Champions” - chegaram à final, sendo apenas derrotados pelo FC Porto (0-1, em Dublin).

No que respeita à Liga dos Campeões, o Benfica, que o ano passado entrou directamente na fase de grupos, é o primeiro a jogar, na terceira pré-eliminatória, agendada para 26 e 27 de julho e 02 e 03 de agosto.

Em caso de apuramento, o “onze” de Jorge Jesus, que a época passada dececionou na “Champions” e, depois, caiu nas “meias” da Liga Europa, face ao Sporting de Braga (2-1 em casa e 0-1 fora), disputará o “play-off”, a 16 ou 17 de agosto e 23 ou 24 do mesmo mês.

O objectivo dos “encarnados” é chegar à fase de grupos, fase em que já “mora” o campeão nacional FC Porto, que será cabeça-de-série no sorteio, juntamente com os “monstros” Manchester United, FC Barcelona, Chelsea, Real Madrid e Inter de Milão e, se lá chegarem, Bayern Munique e Arsenal.

A fase de grupos da Liga dos Campeões realiza-se de 13 de setembro a 07 de dezembro, sendo que a final está agendada para Munique, a 19 de maio, 10 dias depois do jogo decisivo da Liga Europa, que terá como palco Bucareste.

Antes de entrar em ação na “Champions”, o FC Porto, como detentor da Liga Europa, disputa a 26 de agosto, no Mónaco, a supertaça Europeia, frente ao FC Barcelona, vencedora da Liga dos Campeões, ao bater na final o Manchester United por 3-1.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.