Um golo de Luís Alberto e outro de Candeias, ambos marcados na segunda parte do jogo no Estádio Madeira frente ao Hafnarfjordur da Islândia, qualificaram hoje o Nacional para a terceira pré-eliminatória da Liga Europa em futebol.

Depois do empate (1-1) obtido no jogo da primeira mão, disputado há uma semana na Islândia, os madeirenses conseguiram o propósito de se qualificarem, com um agregado favorável de 3-1.

Com este desfecho favorável, o conjunto madeirense vai defrontar na próxima quinta feira, 28 de Julho, os suecos do BK Hacken, no Estádio da Madeira, deslocando-se depois à Suécia, a 4 de Agosto.

No segundo jogo oficial da época, a equipa madeirense sentiu mais dificuldades do que inicialmente estaria a prever: mostrou ainda falta de rotina, sobretudo ao nível do entrosamento, e a finalização não foi a melhor, facto que prolongou em demasia a ansiedade dos jogadores.

Os golos apenas surgiram na segunda parte e esse factor condicionou e muito a exibição do conjunto orientado por Ivo Vieira, frente a um adversário já com treze jogos oficiais realizados.

Na primeira parte, a equipa da Choupana criou dois ou três lances de perigo, o mais flagrante de todos, aos 6 minutos, com o avançado Oliver a falhar incrivelmente frente a Gunnleifssson.

O Hafnarfjordur, que entrara no jogo de forma tímida, procurou aos poucos libertar-se e jogando um futebol mais apoiado, conseguiu chegar com algum perigo junto da baliza de Elisson, aos 07 minutos, com Bjornsson a rematar ao lado.

Na primeira parte, destaque ainda para mais duas investidas do Nacional, aos 36 e 45 minutos, a última das quais, com Mihelic a obrigar Gunnleifsson a defesa apertada.

Na segunda parte, a equipa insular entrou mais decidida, aplicando velocidade ao jogo, na tentativa de surpreender o conjunto islandês.

O propósito foi conseguido, pese algumas dificuldades impostas pelos islandeses no último terço do terreno.

Contudo, aos 51 minutos, Atli Gudnason, que entrara ao intervalo, perdeu de forma incrível uma boa oportunidade para colocar a sua equipa em vantagem, rematando para a defesa de Elisson.

Aos 55 minutos, o Nacional colocou-se em vantagem: Mihelic cruzou na direita e Luís Alberto, de cabeça, bateu o guarda-redes islandês.

O golo, naquela fase do jogo, retirou ansiedade à equipa que partiu em busca da tranquilidade, procurando por diversas vezes a baliza adversária.

Aos 70 minutos, o Nacional poderia ter marcado, quando Mateus, sobre a esquerda, tirou um cruzamento, mas Elizeu chegou atrasado ao lance.

Volvidos oito minutos, Vilhjalmson tentou a sua sorte num remate rasteiro, valendo a atenção de Elisson, que defendeu sem sobressaltos.

Aos 84, Mateus aproveitou a atrapalhação de um defesa islandês, mas o remate não levou a melhor direcção, gorando-se assim uma grande oportunidade para a equipa madeirense.

Aos 90 minutos, se dúvidas haviam, Candeias dissipou-as, com um golo de belo efeito, após um passe de Mateus.