A equipa de Guimarães teve de sofrer durante 75 minutos para conseguir o bilhete de passagem para o Play-off da Liga Europa, onde já lá estavam o Nacional (que também passou esta quinta-feira o Hacken da Suécia com um 4-2 no total da eliminatória), Sporting e Sporting de Braga.

Os dinamarqueses foram os primeiros a marcar, ao minuto 28, por intermédio de Kristian Nielsen. Este golo causou uma forte pressão psicológica na equipa minhota porque estaria obrigada a marcar pelo menos dois golos para ver o nome da cidade-berço nos potes do Play-off da Liga Europa.

O Vitória de Guimarães acordou – a pressão dos adeptos assim o obrigava – e em cima do minuto 45 o marroquino Faouzi estabeleceu novamente o empate. Mas este resultado não servia para os vimaranenses, uma vez que o golo que a equipa dinamarquesa marcou esta noite no Estádio D. Afonso Henriques, perante 9052 espetadores, fazia a diferença no agregado das duas mãos, depois do nulo da primeira mão na Dinamarca.

Vitória de Guimarães é conhecido pela aguçado temperamento da sua massa associativa e hoje, em Guimarães, os assobios fizeram-se ouvir durante grande parte do desafio, mostrando o seu descontentamento, até porque esta segunda prova da UEFA continua a ser uma das apostas para o Vitória de Guimarães.

Na segunda parte, o Vitória de Guimarães tornou-se mais agressivo, mas a desconcentração da equipa minhota foi evidente nas várias jogadas desenvolvidas.

Ao português Tiago Targino bastaram 9 minutos em campo – substituindo o reforço Barrientos – para marcar um golo, aquele que garantiria a qualificação do Vitória no Play-off da Liga Europa. Um golo muito festejado pelo atleta, assim como os adeptos nas bancadas do D. Afonso Henriques.

O sorteio do Play-off da Liga Europa é já esta sexta-feira e Portugal estará representado com quatro equipas.

O Vitória de Guimarães tem no domingo outro teste difícil, disputando a Supertaça em Aveiro com o FC Porto.