O Nacional vai disputar a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa de futebol frente aos ingleses do Birmingham, que venceram a Taça da Liga inglesa em 2011 mas acabaram relegados ao segundo escalão.

O nigeriano Obafemi Martins aproveitou um “brinde” da defesa do Arsenal e ofereceu o título aos “blues”, com o golo da vitória, obtido aos 89 minutos. Antes, os “gunners” tinham anulado, por Robin van Persie, a vantagem obtida pelo “gigante” sérvio Zigic, ainda na primeira parte.

Depois do “sonho”, que repetiu o triunfo na prova de 1963 e garantiu a sua primeira presença nas competições europeias nos últimos 50 anos, o Birmingham enfrentou o “pesadelo” da descida de divisão, apesar de ter investido fortemente no reforço da equipa.

Os “blues” acabaram a “premiership” na 18.ª e antepenúltima posição, com 39 pontos, a apenas um ponto do “salvo” Wolverhampton.

Para enfrentar a “championship”, os “blues” contrataram o antigo internacional irlandês Chris Hughton, ex-treinador do Newcastle United, para substituir Alex McLeish, atual treinador do Aston Villa.

Além disso, mantiveram alguns jogadores, entre os quais os avançados Zigic e Cameron Jerome, o médio chileno Jean Beausejour e o defesa Liam Ridgewell.

Antes de jogar na Madeira, frente ao Nacional, na primeira mão do “play-off” da Liga Europa, a 18 de agosto, o Birmingham estreia-se sábado no segundo escalão britânico no terreno do Derby County e ainda recebe o Coventry City (13 de agosto) e Burnley (16 de agosto). A segunda mão vai ser disputada a 25 de agosto, no St. Andrews Stadium.

Afastado das competições europeias desde 1961/62, quando participou na Taça das Cidades com Feira, antecessora da Liga Europa, o Birmingham foi finalista vencido em 1959/60, pelos espanhóis do FC Barcelona, e 1960/61, pelos italianos da Roma.

Nome: Birmingham City Football Club.

Ano de fundação: 1875.

Estádio: St. Andrews Stadium.

Títulos: Taça da Liga inglesa (1963 e 2011).

Treinador: Chris Hughton.

Jogadores principais: Nikola Zigic, Cameron Jerome, Jean Beausejour e Liam Ridgewell.

Historial com Nacional: nada a registar.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.