O Young Boys, terceiro classificado da Liga suíça de futebol na temporada passada, vai estrear-se em jogos oficiais frente a equipas portuguesas, quando discutir com o Sporting de Braga o acesso à fase de grupos da Liga Europa.

A formação de Berna nunca disputou qualquer partida oficial com equipas portuguesas, embora, em 2009, tenha defrontado o Sporting numa partida de preparação, que seria ganha pelos “leões”, por 1-0.

Fundado em 1898, o conjunto orientado pelo suíço Christian Gross contabiliza 11 títulos daquele país, seis taças e uma taça da Liga, mas desde 1987 que não adiciona qualquer troféu à montra do clube.

O Young Boys contabiliza 67 jogos nas competições europeias e o melhor registo remonta à época 1958/59, quando alcançou as meias-finais da Taça dos Campeões Europeus e foi batido pelo Stade Reims.

Terceiro classificado na Liga suíça da temporada passada, a 16 pontos do campeão Basileia, o Young Boys disputa os encontros no Stade de Suisse, recinto com relvado sintético e capacidade para 32.000 espectadores.

Na primeira equipa destacam-se o defesa checo Jan Lecjaks, o médio internacional dinamarquês Michael Silberbauer e os avançados Nassim Ben Khalifa e Henri Bienvenu, segundo melhor marcador da Liga suíça 2010-2011, com 16 golos.

Para chegar aos “play-offs” da Liga Europa, a equipa suíça afastou os belgas do Westerlo, vencendo os dois jogos (3-1 e 2-0) da terceira pré-eliminatória da competição.

A primeira mão do “play-off” joga-se no dia 18 de agosto, em Braga, enquanto o segundo encontro está agendado para 25 de agosto, na Suíça.

Nome: Young Boys

Ano de fundação: 1898

Estádio: Stade de Suisse

Títulos: Campeonato da Suíça (11), Taça da Suíça (6), Taça da Liga Suíça (1)

Treinador: Christian Gross (Suíço).

Jogadores principais: Jan Lecjaks, Michael Silberbauer, Nassim Bem Khalifa e Henri Bienvenu.

Historial com o Sporting de Braga: Nada a assinalar.