O Vitória de Guimarães quer que a equipa de futebol encarne o «espírito combativo» do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, quando este garantiu a independência numa batalha contra “os espanhóis”.

Num vídeo promocional da segunda mão do ‘play-off’ da Liga Europa de futebol, que vai disputar com o Atlético de Madrid, e colocado no sítio oficial do clube, o Vitória de Guimarães fez uma analogia com a independência do país e pediu à equipa que vire o resultado desfavorável de 2-0, e concretize uma “remontada”, típico termo castelhano para designar uma reviravolta no marcador ou numa eliminatória.

«24 de junho de 1128, campo de S. Mamede, D. Afonso Henriques comanda as tropas que vencem os espanhóis, a independência do território e a defesa da honra são garantidas», pode ler-se, em alusão à batalha de S. Mamede, que opôs D. Afonso Henriques a nobres galegos e ao Rei de Leão, vendo-se em simultâneo imagens de batalhas.

O vídeo continua: «25 de agosto de 2011, Estádio D. Afonso Henriques, apela-se ao mesmo espírito combativo de outrora. União, esforço, sofrimento, todos juntos, ‘remontada’».

Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, nasceu em Guimarães e é o principal símbolo da cidade minhota, dando até nome ao estádio vimaranense.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.