Nacional e Vitória de Guimarães ficaram-se pelos play-offs que dão acesso à fase de grupos da Liga Europa, enquanto Braga e Sporting prosseguem na segunda prova de clubes da UEFA.
 
A equipa de Guimarães, que tanto ambicionava um lugar no campeonato para ter acesso às competições europeias, saiu ontem humilhado do Estádio D. Afonso Henriques. Na primeira volta, em Madrid, os vimaranenses perderam por 2-0 e, na segunda ronda, foram goleados por 4-0, em casa.
 
O Nacional da Madeira, que conseguiu um precioso empate a zero na primeira mão, perdeu ontem por 3-0 em Inglaterra.
 
Dos qualificados lusos para a fase de grupos da Liga Europa, Braga conseguiu um empate a dois na Suíça, valendo os 0-0 da primeira mão do Play-off. Já o Sporting, depois do nulo na Dinamarca, venceu em Alvalade o Nordsjælland por 2-1.
 
Tal como ontem, o sorteio terá lugar no Fórum Grimaldi, no Mónaco, e as duas equipas portuguesas estão “alojadas” no Pote 1, evitando assim equipas teoricamente mais fortes. No entanto, no Pote 2, há nomes sonantes como o Besiktas da Turquia, Fulham da Inglaterra, Hapoel Telavive de Israel e Rubin Kazan da Rússia.
 
No Pote 3 estão o Birmingham, que afastou a equipa madeirense, o Stoke City e ainda o Hannover 96, que eliminou o Sevilha.
 
O sorteio tem início às 12h00 de Portugal Continental.
 
Aos 38 vencedores do Play-off juntam-se as dez equipas que perderam o Play-off da Liga dos Campeões, perfazendo um total de 48 clubes. São divididos em quatro potes, baseados no sistema de coeficientes da UEFA, com uma formação de cada a ser sorteada para os 12 grupos. Nenhuma equipa pode defrontar outra da mesma federação. Após o fim do sorteio, um outro, feito por computador, irá determinar as posições finais das formações dentro do grupo, e assim a ordem dos jogos em casa e fora.