O SC Braga venceu esta quinta-feira o Birmingham por 3-1, no jogo inaugural do Grupo H da Liga Europa. Hélder Barbosa e Lima marcaram os golos bracarenses. Marlon King reduziu para os ingleses.

A equipa de Leonardo Jardim entrou confiante no histórico estádio de St. Andrew’s com Nuno Gomes a titular. Com Hugo Viana no centro das operações, o conjunto minhoto procurava a sua primeira vitória em Inglaterra.

O Birmingham esboçou uma postura caseira de domínio com Adam Rooney, logo aos 4 minutos, a estar perto de inaugurar o marcador após uma excelente iniciativa de Marlon King na direita.

Ao perigo inicial do Birmingham, o SC Braga respondeu com um tiro certeiro de Hélder Barbosa aos 6’ minutos de jogo. O avançado português colocou os bracarenses em vantagem num grande remate de pé direito.

Em vantagem no marcador, o SC Braga foi para cima da equipa inglesa, e aos 9’ minutos, Hugo Viana quase amplia a vantagem num livre direto. A equipa de Leonardo Jardim controlava a zona intermédia nos primeiros 15 minutos, jogando praticamente na zona defensiva inglesa.

Aos 22’ minutos, o Birmingham reage por intermédio de Adam Rooney, mas o desvio de cabeça do inglês saiu junto à trave da baliza minhota.

A controlar as operações, o SC Braga baixou o ritmo de jogo dos ingleses tentado segurar a vantagem até ao intervalo através da posse de bola. A equipa inglesa conseguiu contrariar o domínio dos bracarenses mas sem causar perigo à baliza de Quim.

No arranque da segunda parte, a equipa inglesa entrou determinada em inverter o resultado, jogando mais ao ataque, mas sem conseguir causar perigo junto à área defensiva do SC Braga.

Aos 59’ minutos, Lima surge isolado na grande área inglesa a passe de Nuno Gomes, e faz o 2-0 para a equipa de Leonardo Jardim. O guarda-redes Myhill não conseguiu opor-se ao forte remate ao médio minhoto.

A perder em casa, o Birmingham subiu no terreno para tentar reduzir e não compensou na defesa. O SC Braga tentou aproveitar a descompensação defensiva inglesa para apostar no contra-ataque.

Aos 71’ minutos, Chris Burke numa arrancada pela ala direita ganha posição, e assiste Marlon King que só precisou de encostar o esférico para o 2-1.

O golo inglês deu moral à equipa de Chris Hughton, que começou a acreditar no empate.

Nathan Redmond, aos 81’ minutos, rematou fora da área para uma excelente intervenção de Quim que evitou o empate num dos momentos do jogo.

O SC Braga começava a acusar a pressão do Birmingham e aos 86’ o conjunto inglês voltou a estar perto do empate num livre direto cobrado por David Murphy. A bola, no entanto, passou por cima da trave de Quim.

Na jogada seguinte, o SC Braga selou praticamente o triunfo em Inglaterra por intermédio de Hélder Barbosa, aos 89’ minutos. Hugo Viana desmarcou Carlão na ala direita, que assistiu Hélder Barbosa para o seu segundo golo na Liga Europa.

A equipa de Leonardo Jardim conseguiu a primeira vitória para o SC Braga em Inglaterra e soma os primeiros três pontos na competição, liderando o Grupo H.