A FIFA exortou esta sexta-feira a Federação Suíça de Futebol (ASF) a rejeitar, durante os próximos dez dias, o registo de seis jogadores do FC Sion, conforme decisão do seu Comité de Urgência, a 05 de outubro.

O Comité de Urgência da FIFA expressou, naquela data, o seu «total apoio à decisão da UEFA», que determinou que os jogadores recrutados pelo clube no último período de transferências «não foram autorizados a participar na Liga Europa».

A mesma decisão classificou como derrotas as partidas em que o Sion utilizou os referidos jogadores, durante a qualificação para a fase de grupos da prova.

A notificação enviada à federação helvética entronca no complicado processo provocado pelo clube, que recorreu à justiça civil, exigindo a sua reintegração na competição.

Na sequência dessa queixa, o Tribunal de Vaud considerou inválida a exclusão do Sion da Liga Europa.

Segundo a UEFA, a exclusão deveu-se ao facto de o FC Sion não ter respeitado o código de recrutamento de futebolistas, ao forçar um jogador egípcio a rescindir com o seu anterior clube, razão pela qual ficou impedido de inscrever novos jogadores.

O processo espera agora a sentença do Tribunal Arbitral de Desporto (TAS), mas, entretanto, Michel Platini, presidente da UEFA, foi ouvido quarta-feira por um procurador da referida cidade suíça.

Na terça-feira, a Liga suíça de futebol suspendeu por cinco jogos os seis jogadores em causa, entre eles o português José Gonçalves, por terem recorrido à justiça não desportiva.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.