Leonardo Jardim quer um Sporting de Braga «dominante» para vencer o Maribor, na quinta-feira, na quarta jornada do grupo H da Liga Europa de futebol, e assim ficar mais perto da qualificação para a fase seguinte.

Há duas semanas, na Eslovénia, as equipas empataram 1-1. O Sporting de Braga é terceiro classificado, com quatro pontos, e o Maribor é quarto e último, com um, enquanto Birmingham e Club Brugge lideram com seis pontos.

«É uma partida fundamental para o que pretendemos porque uma vitória coloca-nos num patamar de apuramento», notou o treinador da equipa minhota, finalista da última edição da Liga Europa, na antevisão do jogo.

Para Leonardo Jardim, a campanha que levou a equipa à final de Dublin, em 2010/11, não é um “peso”, tendo frisado que «esta é uma equipa completamente diferente» e que, do “onze” que defrontou o FC Porto nessa final, apenas sobram Hugo Viana, Custódio e Paulo César, sendo que os dois últimos «têm feito poucos ou nenhuns minutos por causa de lesões graves».

Para o jogo com os eslovenos, o técnico disse querer um Braga, «em termos estratégicos, com uma postura dominante e uma atitude forte» para estar mais perto de vencer, rejeitando que a receção ao Benfica, no domingo, esteja já no pensamento.

Considerou ainda que, até ao momento, a equipa está dentro dos objetivos que traçou no início da época.

«No campeonato está em quarto lugar, com uma média de dois pontos por jogo, o que é muito bom, na Liga Europa tem totais hipóteses e depende exclusivamente de si para passar, tem ambições na Taça de Portugal, em que já passou uma eliminatória, a Taça da Liga ainda não se iniciou, por isso está dentro dos propósitos que traçou», frisou.

Por isso, a contestação de que foi alvo no final do empate com a Académica, em Coimbra, na última jornada, talvez não tenha sido bem encaixada.

«Respeito ao máximo os adeptos, principalmente os que vêm aos jogos do Braga e os que têm a capacidade para analisar o contexto e têm uma opinião imparcial, esses respeito. Acredito que todos queríamos ter mais pontos, ter já resolvida a passagem na Liga Europa. Tal não foi possível não por falta de dedicação ou empenho porque o grupo tem sido irrepreensível», disse.

O guarda-redes Quim disse esperar «um jogo difícil e complicado», mas notou que a equipa «está obrigada a ganhar todos os jogos, não apenas este».

«Temos de lutar, porque temos responsabilidades nesta prova e tudo faremos para ganhar os três pontos», disse.

O antigo jogador do Benfica também rejeitou que a receção aos “encarnados”, na 10.ª jornada da Liga, possa influenciar o comportamento dos jogadores na quinta-feira.

«A importância deste jogo é fundamental e é o que está no nosso pensamento. Sabemos que para seguir em frente teremos de vencer este jogo», reforçou.

Quim apelou a uma maior eficácia ofensiva, considerando que é isso que tem faltado em alguns jogos, mas defendeu que, aliando «concentração e humildade» ao valor da equipa, o Sporting de Braga vencerá e deixou um desejo:

«Mais do que nunca, temos de estar concentrados e unidos.»