Zlatko Zahovic, antigo futebolista do Vitória de Guimarães, FC Porto e Benfica e atual diretor desportivo dos eslovenos do Maribor, só pensa na vitória diante do Sporting de Braga, na quinta-feira, no jogo da Liga Europa.

«É um regresso muito emocionante. São emoções mesmo muito fortes, porque este é o meu segundo país, a minha segunda casa, onde vivi a melhor fase da minha vida como jogador e mesmo como pessoa», começou por dizer, enquanto assistia ao treino do Maribor no relvado do Estádio Municipal de Braga.

Para Zahovic, «este Braga está muito diferente» do seu tempo, com outra «organização e grandes jogadores, daí o seu sucesso desportivo», elogiou.

Zahovic, hoje com 40 anos, lembrou que a equipa eslovena participou nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões e que, por essa razão, acusou o desgaste no início da Liga Europa.

«Mas fisicamente já estamos melhores, ao nível das outras equipas e esperamos uma vitória amanhã [quinta-feira]. De certeza que vai ser uma partida equilibrada, somos jovens e ambiciosos, no Maribor só a vitória conta», atirou.

O médio esloveno, que alinhou durante 10 temporadas não consecutivas em Portugal (três no Vitória de Guimarães, outras três no FC Porto e quatro no Benfica), vai ser o embaixador no Norte do país da Maribor Capital Europeia da Cultura 2012, organização que reparte com Guimarães.

O antigo jogador disse ainda estar «sempre atento ao futebol português, onde normalmente há dois candidatos, FC Porto e Benfica, que `sprintam´ nas últimas três jornadas pelo título» e admitiu ter «saudades dos amigos, mas será difícil regressar», porque se sente em casa em Maribor.