Com o Sporting e o Sporting de Braga já apurados, a última ronda da fase de grupos da Liga Europa de futebol vai dar a conhecer as nove últimas equipas a seguir em frente, entre 19 aspirantes.

“Leões” e “arsenalistas” garantiram antecipadamente a passagem aos 16 avos de final, tendo Portugal ainda uma terceira equipa nesta fase, já que o FC Porto, em virtude do seu terceiro lugar no grupo G da Liga dos Campeões, transita para a Liga Europa, onde vai defender o título.

O Sporting assegurou com antecedência o seu apuramento e a vitória no grupo D da prova, enquanto os bracarenses decidem na quinta-feira, na Bélgica, diante do Brugge, a questão do primeiro lugar no grupo H, num encontro em que têm de vencer e frente a uma equipa que não pode perder, já que corre o risco de ser ultrapassada pelos ingleses do Birmingham.

Entre os diversos grupos com lugares ainda em aberto, o mais equilibrado é o J, que tem três equipas em luta, com os israelitas do Maccabi Haifa em situação de vantagem, precisando apenas de vencer na receção aos alemães do Schalke 04, enquanto os romenos do Steaua Bucareste e o AEK Larnaca, que se defrontam, só passam se algum deles vencer e o Maccabi perder.

De resto, apenas no grupo I a vaga é disputada diretamente, com os escoceses do Celtic Glasgow a terem de vencer em casa dos italianos da Udinese.

Nos outros grupos, as decisões passam pela conjugação de resultados, destacando-se o feito que os ingleses do Tottenham terão de alcançar no grupo A, pois têm de golear em casa dos irlandeses Shamrock Rovers por cinco bolas de diferença e esperar que os russos do Rubin Kazan percam em casa dos gregos do PAOK Salónica.

Os ucranianos do Dínamo de Kiev, no grupo E, têm também de vencer por quatro golos de diferença na receção aos israelitas do Maccabi Telavive e esperar que os turcos do Besiktas, dos portugueses Ricardo Quaresma, Manuel Fernandes, Hugo Almeida e Simão, percam na receção aos ingleses do Stoke City.