O Sporting de Braga vai jogar quinta-feira em Brugge para ganhar e assim assegurar o primeiro lugar do grupo H da Liga Europa, garantiu Leonardo Jardim, na conferência de imprensa anterior ao jogo.

«Queremos ganhar, para fugir aos adversários mais difíceis, nos 16 avos de final», disse o treinador bracarense, explicando que era importante «evitar» as equipas que descem da Liga dos Campeões para a Liga Europa.

Leonardo Jardim reconheceu também que o facto de os bracarenses já estarem apurados lhes permite jogar mais livremente, sem abdicar da sua identidade.

«Não alterámos os processos em função do adversário», frisou.

O técnico madeirense ao serviço da equipa minhota recordou o jogo da primeira volta, que se saldou por derrota em Braga, e disse que, então, «não subestimou a equipa adversária», ao contrário do que o treinador do Club Brugge, Christoph Daum, afirmou.

«Já sabíamos então da sua qualidade, é uma equipa que circula a bola muito bem. Mas em Braga tiveram a sorte do jogo, fomos nós que estivemos mais próximo da vitória, mas nem sempre a equipa que mais faz por isso ganha», explicou.

Jardim comentou ainda a onda de lesões, que lhe dificultaram seriamente a convocação dos 18 jogadores e obrigaram a adaptações de alguns - como o médio Leandro Salino, que vai começar na defesa.

«O futebol é assim e é minha obrigação, como treinador, encontrar soluções. Vou ter vários jogadores a alinhar noutras posições, mas no essencial nada vai mudar, vamos jogar para ganhar», disse.

Leandro Salino, também presente na conferência de imprensa, minimizou o facto de ter de jogar a lateral direito e lembrou que já jogou esta época naquela posição.

Em contrapartida, o frio incomoda-o mais: «Assim que aterrámos, esta tarde, senti muito frio. Mas isso obviamente não vai ser decisivo, e de qualquer forma queremos ganhar para evitar as equipas mais fortes, na próxima ronda».