Um total de 34 adeptos, incluindo polácos do Legia e portugueses do Sporting, foram detidos desde terça-feira e até hoje na sequência do jogo entre os dois clubes em Alvalade, disse à Lusa fonte da PSP.

O jogo entre o Sporting Clube de Portugal e o Legia de Varsóvia para os oitavos de final da Liga Europa de Futebol terminou hoje à noite com a vitória da equipa portuguesa por 1-0.

A comissária da PSP de Lisboa Carla Duarte afirmou que na terça-feira foram detidos dez polacos por suspeita de furto e agressão a um funcionário de um estabelecimento comercial às 18:10 e um outro foi detido às 23:30 por furto a uma pessoa noutra loja.

Na quarta-feira, foram detidos mais quatro adeptos polacos por resistência e coação e outro por agressões a agentes da autoridade.

Hoje foram detidas outras 18 pessoas.

Às 18:30 foram detidos um português por tentativa de agressão e um polaco por agressão; entre as 19:00 e as 19:30, foram detidas 14 pessoas por posse de material pirotécnico; às 20:00 foi detido um português por tentativa de agressão e às 23:10 um polaco por agressão a um agente da autoridade.

De acordo com a comissária da PSP, foram apreendidos 259 petardos, 300 tochas, 14 potes de fumo, dois “very-light” e cinco bisnagas de gás pimenta.

A responsável disse ainda que alguns dos cidadãos de nacionalidade polaca foram «levados na quinta-feira para o aeroporto de Lisboa para embarcarem num 'charter'», acrescentando que outros deverão regressar à Polónia hoje.

Em 2007, o Legia de Varsóvia foi suspenso das competições europeias por uma temporada devido a incidentes protagonizados por adeptos seus na Lituânia.