O Metalist Kharkiv foi o adversário destinado ao Sporting nos quartos de final da Liga Europa, após o sorteio hoje realizado na sede da UEFA, em Nyon (Suíça).

Os ucranianos nunca se cruzaram com os leões nas competições europeias, mas contam no curriculum com uma vitória sobre o Benfica, em Lisboa, a 18 de dezembro de 2008 (0-1), para a fase de grupos da Taça UEFA.

Nesta campanha na Liga Europa, o Metalist passou a fase de grupos com os holandeses do AZ Alkmaar, deixando para trás Malmö e Austria Wien. Nos 16 avos de final os ucranianos afastaram o Red Bull Salzburg com duas goleadas (4-0 e 4-1) e bateram o pé aos gregos do Olympiakos também com duas vitórias (1-0 e 2-1).

O encontro com a equipa ucraniana assinala ainda o reencontro com o central argentino Torsiglieri. 

Embora os leões não queiram assumir já de forma clara o favoritismo, como reiterou Beto após o sorteio, o registo do Sporting frente a equipas da Ucrânia é bastante positivo e em quatro jogos venceu todos, com sete golos marcados e apenas um sofrido. 

A primeira mão dos quartos de final da Liga Europa joga-se a 29 de março e a segunda mão a 5 de abril. Nas meias-finais, os leões podem enfrentar o Schalke 04 ou o Athletic Bilbao.