O Sporting visita quinta-feira os ucranianos do Metalist Kharkiv para manter a vantagem (2-1) conquistada em Lisboa e selar presença nas meias-finais da Liga Europa de futebol, que podem ter uma “Armada Espanhola”.

Os “leões” tentam voltar a fase tão adiantada da prova sete anos após terem perdido no recinto do Newcastle United (1-0), terem estado em desvantagem na segunda mão, em Alvalade, e, finalmente, terminarem a golear os “tofees” (4-1) - com um tento do atual treinador, Sá Pinto.

A aventura europeia, contudo, acabou com a final “caseira” a ser perdida para o CSKA Moscovo (3-1), após o “milagroso” golo de Miguel Garcia, nos descontos da segunda mão das “meias”, em Alkmaar (2-3, após triunfo por 2-1).

Desta feita, ao conjunto “verde e branco” basta gerir o resultado da primeira mão, sabendo que venceu os cinco encontros anteriores com adversários ucranianos, nomeadamente o Dinamo Kiev e o Shakhtar Donetsk, tanto fora como em casa.

Porém, o Sporting só conseguiu ganhar uma vez nas últimas nove deslocações europeias, o triunfo por 2-0 na visita ao FC Zurique na fase de grupos da anterior edição da Liga Europa, mas, no total, está há 11 partidas sem conhecer a derrota.

Os “leões” voltaram esta semana a ganhar fora para a Liga portuguesa cinco meses depois, batendo a União de Leiria (1-0), mas seguem no quinto lugar, um ponto atrás do Marítimo.

O técnico Sá Pinto poupou vários habituais titulares na última ronda do campeonato português, mas não vai contar com o médio brasileiro Elias, não inscrito na prova, nem com o polivalente Carriço, suspenso.

O seu homólogo, Myron Markevich, viu a dupla de centrais utilizada em Alvalade, composta pelo argentino Torsiglieri e Gueye, “amarelada” e consequentemente suspensa da segunda mão, mas o que conta para este treinador são os argumentos do meio-campo para a frente.

Jogadores como os argentinos Torres, Sosa, Cristaldo, Blanco ou os brasileiros Taison e Cleiton Xavier, que marcou o penalti em Lisboa, têm garantido à equipa de Kharkiv a melhor média de golos marcados da prova (2,36), enquanto o Sporting é a equipa com pior registo (1,45) entre os oito “sobreviventes”.

Se a equipa portuguesa se impuser na eliminatória deverá encontrar pelo caminho os bascos do Athletic Bilbau, que também já eliminaram um “gigante” de Manchester (o United), e se impuseram (4-2), na primeira mão dos "quartos", ao Schalke04 em pleno solo germânico.

O Atletico de Madrid também se superiorizou a concorrência alemã, mas cedeu um golo em casa (2-1) antes de se deslocar ao recinto do Hannover96, pela segunda vez nas competições europeias, mas que ainda nunca foi derrotado no seu terreno.

Já o Valência perdeu (2-1) na visita aos holandeses do AZ Alkmaar, mas também conseguiu um tento que pode revelar-se decisivo no segundo encontro, depois de já ter eliminado o PSV Eindhoven na ronda anterior.

Atlhetic, “colchoneros” e “che” podem mesmo vir a imitar FC Porto, Sporting de Braga e Benfica, representando o seu país em peso nas “meias” da competição, tal como aconteceu com os emblemas lusos na passada edição da prova.