Pela primeira vez na história das competições europeias de futebol, há cinco equipas espanholas entre os oito semifinalistas, e uma delas vai estar seguramente na final da Liga Europa.

Com Real Madrid e FC Barcelona já apurados para as “meias” da Liga dos Campeões, em que vão defrontar, respetivamente, o Bayern de Munique e o Chelsea, a jornada da Liga Europa estabeleceu um novo recorde para o futebol espanhol, com o apuramento de três equipas.

Enquanto Valência e Atlético de Madrid se encontram para garantir que, pelo menos, uma das competições europeias terá um finalista espanhol, o Athletic de Bilbau terá pela frente o Sporting, numas meias-finais cem por cento ibéricas.

Antes, o máximo de equipas espanholas a figurar entre as oito melhores foi registado na época 2000/01, quando o Valência e o Real Madrid, na Liga dos Campeões, e o Alavés e o Barcelona, na antiga Taça UEFA, foram semifinalistas.

Na curta vida da Liga Europa, criada em 2009/10, nunca houve três representantes de Espanha, algo que aconteceu na sua antecessora, a Taça UEFA: em 2005/2006 chegaram a esta fase o Sevilha, que haveria de se sagrar campeão, o Espanyol e o Osasuna.

Na Liga dos Campeões, só em 2000 houve três semifinalistas espanhóis, com FC Barcelona, Valência e Real Madrid, que discutiriam a final entre si com vitória dos madridistas, a estarem presentes nas “meias”.