O Sporting pode confirmar hoje o seu regresso às meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de seis temporadas de ausência, se defender a vantagem de 2-1 da primeira mão dos quartos de final frente ao Metalist.
Na segunda mão dos quartos de final da competição, os “leões” só precisam de um empate ou de uma derrota com menos de um golo de diferença – desde que marque pelo menos dois – no campo do adversário, em Kharkiv, na Ucrânia, para avançar para as “meias”.
A missão dos “leões”, que procuram atingir as meias-finais pela primeira vez desde 2004/05, época em que chegaram à final da Taça UEFA, antecessora da Liga Europa, e perderam com o CSKA por 3-1, tornou-se mais fácil com os golos de Marat Izmailov e Emiliano Insúa em Alvalade.
Com o sonho salvo por um penalti nos minutos finais da primeira mão, o Metalist, que tem o ataque mais concretizador da prova, joga tudo diante do seu público para chegar o mais longe possível na sua história nesta competição.
Se no final do tempo regulamentar, a eliminatória estiver empatada, haverá prolongamento para decidir quem encontrará Shalke 04 ou Athletic de Bilbau na fase seguinte, num confronto em que os espanhóis trazem uma vantagem de 4-2 da Alemanha.