Quatro agentes da Ertzaintza, polícia autonómica basca, viajaram para Lisboa para coordenar, juntamente com a polícia portuguesa, a segurança no jogo de quinta-feira entre Sporting e Athletic Bilbau, da Liga Europa em futebol.

A informação foi prestada em comunicado pelo Departamento do Interior do Governo basco, que também deu a conhecer que a Ertzaintza investiga a veracidade “de algumas informações postas a circular nas redes sociais, incitando aos confrontos com adeptos portugueses”.

Os agentes da polícia basca deslocados a Lisboa pertencem à unidade habitualmente responsável nos jogos do Athletic e têm previsto várias reuniões a anteceder o encontro da primeira mão das meias-finais da Liga Europa, no Estádio de Alvalade.

O objetivo é a troca de informação, tanto com a polícia portuguesa, como com os responsáveis de segurança da UEFA.

O departamento do Interior disse também que entre a informação dada às autoridades portuguesas figuram adeptos do Athletic considerados “potencialmente conflituosos”, para evitar que os mesmos possam provocar confrontos com adeptos locais.

A colaboração com a polícia portuguesa vai manter-se nos dois jogos e visa ter acesso também a informação sobre adeptos portugueses que se possam deslocar a Bilbau, na segunda mão, em 26 de abril.

Segundo as autoridades espanholas, são esperados em Lisboa cerca de 4000 adeptos bascos.