O Atlético de Madrid recebeu e venceu, esta quinta-feira, o Valência por 4-2, em jogo da primeira mão das meias-finais da Liga Europa, disputado no Estádio Vicente Calderón. Segunda mão está agendada para daqui a uma semana no Estádio Mestalla.
Os colchoneros estão perto de garantir a sua segunda presença na final em três anos de Liga Europa, depois de ter vencido em 2010.
A primeira parte no Estádio Vicente Calderón foi dominada pelos colchoneros perante um Valência, terceiro classificado do campeonato espanhol, sem soluções e quando as encontrava não as conseguia desenvolver dentro de campo.
O Atlético de Madrid, mais coeso, chegou ao primeiro golo por intermédio de Falcao, atual segundo melhor marcador desta Liga Europa. Aos 18 minutos, num erro de Rami junto à linha de fundo, permitindo que Turan cruzasse a bola para Falcao, o ex-jogador do FC Porto inaugurou, de cabeça, o marcador.
Perto do intervalo, quando a formação de Madrid pensava que ia para o intervalo em vantagem, o Valência chegou ao empate aos 45+3 minutos. Num canto da esquerda, Rami voou mais alto e desviou de cabeça para Jonas que, ao segundo poste, só teve que encostar, silenciando o Vicente Calderón.
O empate a um golo ao intervalo convinha mais à formação "Ché" mas na segunda parte, o domínio do Atlético de Madrid voltou a sobressair e traduziu-se em golos, mais dois para ser mais preciso, enquanto o Valência desesperava por falta de soluções.
Miranda (49') e Adrián (54') foram os responsáveis por aproximar o Atlético de Madrid da final da Liga Europa, agendada para 09 de maio em Bucareste, na Roménia.
A perder por 3-1, o Valência deixou-se levar na corrente da desordem da equipa, ficando sem reação até ao final do encontro.
O show do Atlético continuava e Falcao, aos 79 minutes, lembrou a todos os adeptos colchoneros o porquê da sua milionária contratação. Quando o lance já parecia perdido por parte do colombiano, Radamel Falcao encontra espaço para bombear a bola até ao fundo das redes de Diego Alves. Estava feito o 4-1.
Mas, em tempo de compensação, foi o português Ricardo Costa, novamente de bola parada, que permitiu diminuir a desvantagem para a equipa de Valência. 
No outro desafio, em Alvalade, o Sporting venceu por 2-1 com os bascos do Athletic.
A segunda mão das meias-finais está agendada para 26 de abril, dia em que se ficarão a conhecer os dois finalistas.