O Athletic Bilbao leva um percurso praticamente imaculado na Liga Europa, olhando para os jogos que já disputou em San Mamés. No seu Estádio ainda não sofreu qualquer desaire, após sete jogos. O saldo cifra-se em quatro vitórias e três empates.

A estes dados não será indiferente o ambiente que se vive em cada partida em San Mamés. Estádio cheio é uma certeza em Bilbao. Os habitantes desta cidade vêem o clube como uma religião a seguir. Ser crente do Athletic é ter uma bandeira na janela e marcar presença nas missas que se realizam semana sim, semana não no estádio ou na "La Catedral", nome pelo qual também é conhecido.

E quando se fala em religião é inevitável não falar de uma suposta maldição que, neste caso, está relacionada com a cadeira 13 da tribuna presidencial de San Mamés.

Na tribuna presidencial do recinto, o presidente do Athletic senta-se obrigatoriamente na cadeira número 12, pois é a mais central e a que permite uma melhor visibilidade sobre o relvado e sobre as bancadas.

Reza o protocolo que à direita do presidente do Athletic se deva sentar o seu homólogo adversário, o que pressupõe dizer que a cadeira 13 (número do azar) está reservada para quem vem de fora.

Esta temporada na Liga Europa, nenhum presidente convidado saiu de San Mamés com uma vitória, depois de assistir aos 90 minutos sentado nesta poltrona do azar.

Ao abrigo do protocolo, o presidente do Sporting, Godinho Lopes, não terá como fugir ao lugar que lhe foi reservado à direita de Josu Urrutia.

Falta saber se Sá Pinto e companhia se precaveram em Portugal e trazem na bagagem algum antídoto que livre o Sporting e o seu presidente desta suposta maldição.

Para já, os leões trazem uma vantagem na eliminatória, fruto da vitória por 2-1 em Alvalade no jogo da primeira mão, o que significa que mesmo que o azar atue, isto é, o Sporting não saia vencedor, um empate poderá chegar para as contas leoninas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.