O apuramento de Athletic de Bilbao e Atlético de Madrid para a final da Liga Europa reparte os destaques da imprensa espanhola com a eventual saída do treinador Pep Guardiola do comando técnico do FC Barcelona.

Enquanto o Atlético de Madrid voltou a vencer o Valência, por 1-o, depois da goleada em casa por 4-2, o Athletic ainda sofreu para passar o Sporting, que tinha vencido em Alvalade por 2-1, mas acabou por perder quinta-feira por 3-1, com um golo de Fernando Llorente a dois minutos do fim.

O Sport, um dos diários desportivos da Catalunha, destaca a qualificação das duas equipas espanholas mas também escreve que o português André Villas-Boas «ofereceu-se» para substituir Guardiola no clube ainda campeão espanhol, europeu e mundial.

«Perante a incerteza da continuidade de Guardiola, o português André Villas-Boas já apresentou as suas credenciais», escreve o Sport, não esquecendo o feito de quinta-feira do futebol espanhol, que colocou duas equipas na final da segunda competição europeia.

Sobre o Athletic, o Sport destaca, que assegurou em definitivo a vitória e o apuramento, dos bascos, «às custas» do Sporting, que tentava a terceira final da sua história.

Outro diário desportivo, mas de Madrid, a Marca, chama à segunda competição da UEFA “Europa ‘Spanish” League”, em referência aos apuramentos dos dois “atléticos”, que mantiveram a final da prova na região ibérica, depois do título de 2011 ter sido discutido entre FC Porto e Sporting de Braga.

«Um golo de Fernando Lloriente serviu para acabar com a resistência de um grande Sporting e confirmar as sensações mágicas», refere a Marca na sua edição de hoje.

O As refere-se à “Europa rojiblanca” para destacar os apuramentos de Atlético de Madrid e Athletic, duas equipas que equipam da mesma forma (listas vermelhas e brancas).

O mesmo jornal destaca a campanha do Athletic de Bilbao, que «varreu clubes famosos como o Paris Saint-Germain, Manchester United, Schakle e Sporting mediano, que caiu com justiça quando tudo apontava para o prolongamento».

O generalista El Pais fala de «êxtase em San Mamés», destacando também a exibição do autor do golo que valeu o apuramento do Athletic: «um grande Llorente superou o Sporting com muita fé e colocou o clube numa final europeia 35 anos depois».