O Tribunal Arbitral de Desporto (TAS) rejeitou o recurso do Besiktas, equipa turca de futebol, que viu assim confirmada a sua exclusão das competições europeias na próxima temporada.

Em comunicado, o organismo também confirmou a multa de 200 mil euros, ficando outros 100 mil em suspenso durante um período probatório de um ano, tal como a possibilidade de ter que cumprir mais uma época de exclusão, caso incorra nas mesmas irregularidades.

O comité disciplinar da UEFA concluiu, em abril, que o Besiktas violou as regras de licenciamento de clubes e de "fair-play" financeiro do organismo desportivo europeu, desrespeitando regras relativas aos salários e transferências de jogadores.

Após a suspensão decretada pela Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA, o Besiktas recorreu, em maio, para o Comité de Apelo do organismo, que baixou a multa (era de 600 mil euros), mas manteve a exclusão por dois anos, sendo que uma ficaria suspensa por um período probatório de cinco anos.

A 15 de junho, a equipa turca recorreu ao TAS, em cujo processo foram ouvidas as três partes, tendo o tribunal desportivo concluído pela manutenção da pena decretada pela UEFA.

O Besiktas, que terminou no quarto lugar na última edição do campeonato turco, foi treinado até abril pelo português Carlos Carvalhal e integra seis jogadores lusos: Manuel Fernandes, Simão, Júlio Alves, Bébé, Quaresma e Hugo Almeida.