O Sporting reencontrou-se, esta quinta-feira, com as vitórias e os golos, com os 5-0 aos dinamarqueses do AC Horsens a serem uma das maiores goleadas do "play-off" de acesso à fase de grupos da Liga Europa em futebol.
O resultado de Alvalade só é superado pelos 9-0 dos holandeses do PSV ao Zeta, do Montenegro, e igualado pelos 5-0 da equipa milionária russa do Anzhi em Alkmaar, Holanda, perante o AZ.
A superioridade dos mais fortes acabou por ser a nota geral, nos 30 jogos hoje disputados na segunda "mão" dos "play-off" e a grande exceção é a eliminação do APOEL de Nicósia, equipa sensação da última Liga dos Campeões.
A equipa cipriota - com Hélio Pinto, Mário Sérgio, Hélder Sousa e Nuno Morais no "onze" - tinha empatado 1-1 no Azerbaijão, mas, agora, perdeu escandalosamente em casa por 3-1, com o "desconhecido" Neftçl.
Alguma surpresa, também, na eliminação do CSKA de Moscovo, pelo AIK de Estocolmo, e do Feyenoord, da Holanda, pelo Sparta de Praga.
Em Lisboa, o Sporting fez o pleno português para as fases de grupos das competições europeias, juntando-se aos três da Liga dos Campeões e a Académica e Marítimo, que já estavam na Liga Europa.
Os madeirenses foram à Georgia derrotar o Dila Gori por 2-0, ampliando a vitória tangencial (1-0) que tinham conseguido no seu campo e confirmando que eram, de facto, mais fortes que o adversário.
Dia positivo também para o treinador luso Paulo Sousa, na Hungria ao serviço do Videoton, que deixa pelo caminho o Trabzonspor, da Turquia. Na primeira "mão" e na segunda não houve golos e foi necessário o desempate por grandes penalidades, com vantagem para a equipa de Marco Caneira (4-2).
A qualificação mais emocionante foi a do Bordéus, de França, com 3-2 ao Estrela Vermelha de Belgrado e o golo decisivo mesmo no último minuto, de grande penalidade. Após o 0-0 na Sérvia, os golos apareceram finalmente, e numa sequência "imprópria para cardíacos", com os visitantes a chegarem ao último minuto em vantagem na eliminatória.
De França, também segue em frente o Marselha, e a Itália viu o apuramento esperado de dois dos candidatos à conquista da Taça, o Inter e a Lázio.
A Espanha apura o Athletic de Bilbau e o Levante e a Inglaterra Newcastle e Liverpool.