A Liga Europa mereceu esta quinta-feira um voto de apoio no decorrer do Fórum de Treinadores da UEFA, revelou o diretor técnico do organismo europeu de futebol, Andy Roxburgh, em relação àquela que é a segunda competição de clubes.

Depois de algumas críticas, nas quais se chegou a sugerir que a competição fosse drasticamente alterada ou até mesmo abandonada, a UEFA decidiu colocar à discussão dos treinadores a competição e a ideia foi manter a prova, melhorando-a.

«Existe um consenso geral de que a Liga dos Campeões é fantástica e que é futebol de alto nível, ainda que possam ser feitos pequenos ajustes», começou por dizer Roxburgh, para de seguida abordar a questão da Liga Europa.

O dirigente referiu que a conclusão é a de que a Liga Europa «vale a pena, tem um lugar» e que todos consideram «estar a melhorar».

Uma das opiniões foi a do treinador do Arsenal, o francês Arséne Wenger, considerando que a prova está a melhorar de ano para ano e que é preciso mais algum tempo para ainda ser melhor.

«Quando vemos o nível do Atlético Madrid na Supertaça Europeia, vemos que a Liga Europa está melhorar muito», especificou Wenger, lembrando o recente triunfo dos espanhóis por 4-1 frente ao Chelsea, campeão europeu.

Na última semana, o presidente da UEFA, Michel Platini, colocou de lado a possibilidade de vir a fazer mais mudanças no formato da Liga Europa, competição que já passou por várias mudanças desde os dias da Taça da Cidade com Feiras ou Taça UEFA.

Nos últimos dez anos a competição foi dominada pelos clubes espanhóis, com cinco conquistas (Sevilha FC por duas vezes, Atlético Madrid por duas e Valência por uma), enquanto os portugueses do FC Porto venceram duas, os russos do Zenit e do CSKA Moscovo uma cada, e os ucranianos do Shakthar Donetsk.

O Fórum de Treinadores da UEFA decorre em Nyon com a participação de quatro técnicos portugueses: José Mourinho (Real Madrid), Vítor Pereira (FC Porto), Jorge Jesus (Benfica) e Leonardo Jardim (Olympiacos).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.