O Sporting, semifinalista na última temporada, lidera a aspirações portuguesas na edição 2012/13 da Liga Europa de futebol, num Grupo G em que aparece com claro favorito, enquanto Académica e Marítimo deverão ter uma tarefa bem mais complicada.

Naquela que é apenas a segunda época em que Portugal tem três equipas na fase de grupos da prova secundária da UEFA, repetindo o feito de 2009/2010, a equipa de Sá Pinto regressa com o estatuto de cabeça-de-série e tem a obrigação de ultrapassar os suíços do Basileia, os belgas do Genk e os húngaros do Videoton.

Os "leões", que chegam a esta fase depois de terem afastado o Horsens no "play-off", têm teoricamente como principal adversário o campeão helvético, surpreendentemente afastado da fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de na época passada, inserido no grupo de Benfica e Manchester United, ter conseguido alcançar os oitavos de final.

Mesmo assim, e olhando a história, o Sporting bateu sempre o Basileia nas quatro vezes que já se encontraram nas competições europeias (2007/2008, nos “oitavos” da Liga Europa, e 2008/2009, na fase de grupos da Liga dos Campeões).

Por outro lado, o embate com o inexperiente Videoton vai ficar marcado pelo reencontro de Paulo Sousa (treinador) e Marco Caneira (jogador) com os “leões”.

A Académica, vencedora da Taça de Portugal curiosamente frente ao Sporting, regressa às competições europeias quatro décadas depois da sua última presença e terá pela frente um adversário de peso, o Atlético Madrid, detentor da Liga Europa e da Supertaça Europeia, que conta com o ex-portista Radamel Falcao e os portugueses Silvio e Tiago.

Em 1971/1972, na sua última participação nesta prova, na altura denominada Taça UEFA, os “estudantes” foram afastados logo na primeira ronda, pelos ingleses do Wolverhampton, com duas goleadas (0-3 em Inglaterra e 1-4 em Coimbra).

Apesar da presença dos “colchoneros” no Grupo B, a Académica pode legitimamente sonhar com uma presença nos 16avos de final, tendo para isso que ultrapassar o Hapoel Telavive, de Israel, e o Viktoria Plzen, da República Checa, dois clubes que têm mais experiência nestas andanças do que o “onze” de Pedro Emanuel, mas que, mesmo assim, podem ser superados.

Quanto ao Marítimo, que se estreia nesta fase e só uma vez, em sete presenças, atingiu a segunda ronda de uma prova europeia, terá pela frente Bordéus, Newcastle e Club Brugge, num Grupo D que promete ser muito disputado e nada fácil para os madeirenses.

No seu historial, o Marítimo foi sempre eliminado por equipas belgas (Antuérpia, no primeiro “duelo” de sempre na Europa, em 1993/1994) e inglesas (Leeds, em 1998/1999 e 2001/2002) e nunca teve pela frente rivais franceses.

A fase de grupos da Liga Europa arranca quinta-feira, com um total de 48 equipas, divididas em 12 grupos, seguindo para os 16aovs de final os dois primeiros de cada agrupamento.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.