O médio Cabral, jogador do Basileia e primo do sportinguista Gelson Fernandes, disse hoje que os "leões" são favoritos no grupo E da Liga Europa de futebol, mas que a sua equipa "tem chances de ganhar" em Alvalade.

«O Basileia de hoje é muito mais técnico do que era a equipa de há quatro anos, que era mais física e agressiva. Hoje, jogamos mais com bola, e por isso penso que temos chances de ganhar o jogo», disse Cabral, relembrando as anteriores experiências menos felizes que viveu ao cruzar-se no caminho dos "leões" há quatro anos.

Ele e Gelson Fernandes são primos, ambos naturalizados suíços, de origem cabo-verdiana, mas a ligação familiar não vai interferir na disputa entre ambos:

«Antes do jogo sou primo do Gelson, durante o jogo deixo de ser e depois do jogo volto a ser primo dele. Vai ser um jogo especial. Temos de ganhar e durante os 90 minutos só isso interessa.»

Com efeito, o clube suíço defrontou o Sporting quatro vezes no ano de 2008, somando quatro derrotas, duas em fevereiro, para a Taça UEFA - 3-0 em Basileia e 2-0 em Alvalade - e outras duas, em outubro e dezembro, a contar para a Liga dos Campeões - 2-0 em Alvalade e 1-0 em Basileia.

Cabral reconhece que «não guarda» boas recordações dos jogos anteriores com o Sporting, mas acredita que, «desta vez, vai ser diferente», até porque o Basileia tem «uma equipa mais forte» do que tinha há quatro anos.

Já o treinador do Basileia, o alemão Heiko Vogel, promete tentar aliar à qualidade técnica dos seus jogadores a agressividade competitiva para levar de Alvalade um resultado positivo:

«Teremos de aliar as duas coisas, a nossa técnica com a agressividade quando não tivermos a bola. Até porque o Sporting é muito forte tecnicamente e tem individualidades capazes de decidir o jogo.»

Neste contexto, o treinador alemão tem uma «receita»:

«Temos de jogar muito concentrados em termos defensivos, mas, ao mesmo tempo, saber o que fazer quando recuperarmos a bola para tentar marcar um golo ou mais.»

Heiko Vogel elogia o Sporting, por ser «um grande clube» e por manter «uma equipa de qualidade, sempre com bons jogadores», apesar das «alterações que sofreu», razão para o «sucesso que tem tido ao longo dos anos».

O treinador do Basileia considerou que o mau início de época do Sporting e da sua equipa «não se vai refletir» no rendimento das duas equipas e que constitui «uma oportunidade para uma e outra ganharem autoconfiança e embalagem» para os jogos seguintes nas competições nacionais, dando o exemplo do Real Madrid, depois da vitória de terça-feira, por 3-2, sobre o Manchester City, para a Liga dos Campeões.

Sobre as prioridades da equipa, Vogel admitiu que o campeonato nacional «é o dia-a-dia e a via para participar na Liga dos Campeões da próxima época», que «é o objetivo» do Basileia, mas considerou que participar na Liga Europa «é um privilégio», tanto mais que a prova está «mais forte do que nunca, com equipas que já ganharam a Champions».