A Académica estreou-se, esta quinta-feira, na Liga Europa, com a partida frente Viktoria Plzen, assinalando assim o seu regresso às competições europeias após 40 anos de ausência.
Os Estudantes foram para o intervalo a vencer por 0-1, com golo de Wilson, mas os checos acabaram por dar a volta ao marcador e conquistar os três primeiros pontos do Grupo B.
Pedro Emanuel apostou em Wilson Eduardo no ataque da formação de Coimbra, deixando Edinho no banco de suplentes, e o avançado português, emprestado pelo Sporting, inaugurou o marcador na República Checa aos 19 minutos. Após um excelente passe de Cissé, Wilson Eduardo fez mexer o marcador para o delírio dos poucos adeptos de Coimbra presentes no Doosan Arena.
O golo da Académica foi contra a corrente do jogo, uma vez que os primeiros quinze minutos foram de sinal mais para a equipa da casa.
A formação portuguesa foi para o intervalo a vencer por 0-1, mas o Viktoria Plzen conseguiu empatar logo no início do segundo tempo. Aos 47 minutos, após pontapé de canto, Horváth aproveitou um relaxamento da defesa e da displicência do guarda-redes Ricardo para empatar em casa.
Onze minutos depois, Duris deu a volta ao marcador num cabeceamento certeiro e colocou a equipa checa a vencer por 2-1, numa altura em que a Académica parecia não querer reagir ao golo sofrido no começo da segunda parte.
A dez minutos dos 90, chegou o terceiro golo da equipa checa, outra vez num lance área, e novamente perante a passividade da defesa da Académica. Rajtoral foi o autor do golo que sentenciou o desafio.
A formação orientada por Pedro Emanuel sai da República Checa com uma derrota na primeira jornada, demonstrando que tem de trabalhar o setor defensivo para as próximas rondas europeias.