O FC Porto foi a única equipa lusa a vencer na primeira jornada da fase de grupos das competições europeias de futebol e Portugal caiu do quinto para o sexto lugar do “ranking” da UEFA, ultrapassado pela França.
Além dos “dragões”, vencedores por 2-0 no reduto dos croatas do Dínamo de Zagreb, o Benfica, também na Liga dos Campeões, e o Sporting e o Marítimo, na Liga Europa, conseguiram igualmente somar pontos, ao empatarem os respetivos jogos.
Os “encarnados” saíram do reduto dos escoceses do Celtic com um empate a zero, enquanto os “leões” e os insulares também somaram “nulos”, na receção aos suíços do Basileia e aos ingleses do Newcastle, respetivamente.
Por seu lado, o Sporting de Braga caiu por 2-0 em casa, face aos romenos do Cluj, e a Académica, de regresso à Europa 41 anos depois, esteve a vencer por 1-0, mas acabou derrotada por 3-1 face ao Viktoria Plzen, na República Checa.
Com os cinco pontos somados (dois por vitória), a dividir pelas seis equipas, Portugal somou 0,834 pontos, para um total de 51,168, ficando mais longe da Itália (quarta, com 53,147) e sendo ultrapassado pela França, agora quinta colocada, com 51,333.
As formações transalpinas apenas somaram um triunfo (goleada por 4-0 do Nápoles ao AIK Estocolmo), mas as restantes cinco equipas (Juventus, AC Milan, Udinese, Inter e Lázio) empataram, para um total de sete pontos.
Por seu lado, os gauleses, com cinco equipas a jogar em casa, somaram igualmente sete pontos, face a três triunfos (de PSG, Lyon e Bordéus) e um empate (Marselha). Lille e Montpellier perderam em casa, para “Champions”.