O Sporting não foi além de um empate 0-0 com o Basileia, em jogo da primeira jornada do grupo G da Liga Europa. Expulsão de Xandão na segunda parte acabou por condicionar o rumo do jogo que terminou com muitos assobios nas bancadas de Alvalade.

No dia em que a UEFA libertou o pagamento das verbas devidas ao Sporting, referentes à presença de jogadores no Euro 2012, a equipa de Sá Pinto recebia em Alvalade os suíços do Basileia na condição de favoritos do grupo G da Liga Europa. Os leões regularizaram os seus compromissos financeiros dentro dos limites definidos pela UEFA mas a equipa de futebol não conseguiu dar réplica em campo.

Os suíços chegaram a Alvalade a jogar na expectativa, oferecendo a iniciativa de jogo ao Sporting mas o primeiro remate do jogo surgiu apenas aos 14’ minutos por intermédio de Elias. A bola, no entanto, não fez uma trajetória digna de perigo para golo.

A equipa de Heiko Vogel não arriscava cada vez que ganhava a posse do esférico, e apenas em lances de bola parada é que Rui Patrício viu o perigo rondar a sua baliza. Aos 23’ minutos, na sequência de um livre a meio campo, a bola é batida para dentro da área do Sporting e aparece Dragovic sozinho ao segundo poste mas cabeceia para fora. A defesa leonina ficou estática e deixou o defesa central isolado.

O susto suíço obrigou a uma reação do Sporting, que viu, aos 32’ minutos, Wolfswinkel criar a melhor oportunidade da primeira parte. Gelson Fernandes assistiu o avançado holandês que descaído para a direita rematou muito forte com perigo para uma grande defesa de Sommer.

Ao intervalo, o marcador continuava a marcar 0-0 e ouviam-se assobios das bancadas.

Se na primeira parte a equipa do Sporting demonstrou alguma inconsistência, pior ficou quando o árbitro israelita Alon Yefet expulsou Xandão aos 50’ minutos por falta sobre Streller.

A jogar com menos uma unidade, o Sporting viu o Basileia criar muito perigo aos 55’ minutos num remate do meio do meio campo leonino de Diaz com a bola a bater na parte de cima da barra da baliza de Rui Patrício. Sá Pinto lançou Daniel Carriço em jogo e tirou Carrillo.

Nas bancadas de Alvalade o nervosismo instalou-se com as constantes investidas da equipa suíça e com a notória falta de ideias dos jogadores leoninos. A ansiedade acentuou-se depois aos 65’ minutos, após uma jogada de insistência do Sporting em que Pranjic remata de longe, Sommer defende para a linha de fundo, Wolfswinkel não deixa sair, serve Capel e este remata forte para nova defesa de recurso de Sommer.

Apesar de estar a jogar em inferioridade numérica, o Sporting acabou por conseguir voltar a fazer pressão sobre os jogadores do Basileia e a procurar o golo que lhe desse o primeiro triunfo na fase de grupos da Liga Europa.

O Basileia em superioridade numérica não arriscou no ataque e procurou sempre salvaguardar o resultado. Até ao final a bola acabou por não passar nenhuma das linhas de baliza e o resultado ficou em 0-0.

No final do encontro, os adeptos do Sporting assobiaram a equipa de Sá Pinto gritando: «Joguem à bola» e «Vocês são uma vergonha».